Siga aqui o liveblog sobre os incêndios em Portugal
Um bombeiro de 36 anos ficou esta quarta-feira ferido num braço após ter sido atacado com uma forquilha por um habitante, entretanto detido, aquando do combate de um incêndio em Resende, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
“O bombeiro andava em combate ao incêndio e reparou que o senhor ia com a forquilha atacar o colega e ele meteu-se à frente e acabou ferido no braço”, disse o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Resende, Luís Loureiro.
O bombeiro em causa, de 36 anos, “foi agredido pelas 14h50, foi levado para o Hospital de Lamego e, felizmente, não sofreu lesões no osso nem nos tendões. Levou alguns pontos e já teve alta“.
Luís Loureiro disse ainda à agência Lusa que o civil em causa, um homem com mais de 50 anos, “foi, entretanto, detido pela GNR que imediatamente chegou ao local, até porque andavam no teatro de operações”. “Não sei o que o levou a fazer isso. O senhor tem ali naquela zona uma série de animais, desde vacas e cavalos. Não sei, sinceramente, nem o meu bombeiro sabe o que o levou a fazer aquilo”, sublinhou.
O adjunto lamentou ainda o facto de existirem “pessoas que exigem aos bombeiros, quando chegam aos teatros de operações, que façam o que elas querem e não o que tem de ser feito”.
“Eu próprio já tive várias abordagens nesse sentido, de me dizerem para onde devo ir e o que devo fazer e isso acontece muito aos bombeiros, porque cada pessoa quer salvar o que é seu. Mas somos nós que decidimos o que fazer e isso às vezes provoca reações menos boas”, apontou o adjunto do comando de Resende. O incêndio que se mantinha ativo, entretanto, disse Luís Loureiro, “já está controlado”.