A Assembleia da República saudou esta sexta-feira, com votos contra de Chega, BE e PCP, a reeleição de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia e de Roberta Metsola como presidente do Parlamento Europeu.

Os dois votos de saudação foram apresentados pela Comissão de Assuntos Europeus e foram aprovados com a abstenção do PAN e a favor do PSD, PS, IL, Livre e CDS-PP.

No texto relativo à presidente da Comissão Europeia, reeleita para um novo mandato de cinco anos a 18 de julho, defende-se que “a expressiva votação, reforçada e abrangente demonstra, seguramente, o reconhecimento dos eurodeputados pela importância do trabalho realizado, a sua capacidade de liderança, de diálogo, e a sua determinação”.

“Esta é, pois, uma boa notícia para a Europa e para os europeus”, sublinha o texto.

Já o texto relativo a Roberta Metsola, reeleita a 16 de julho, destaca-se que teve “a maior percentagem de votos de sempre na eleição para a presidência do Parlamento Europeu”.

“Seguramente que a expressiva votação alcançada traduz o reconhecimento dos seus pares pelo excelente trabalho desempenhado, a sua capacidade de diálogo e de inovação e a sua coragem”, destaca o voto da Comissão de Assuntos Europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR