Um dos 100 tractores eléctricos de camiões semi-reboques em circulação da Tesla, os Semi, entregues a grandes empresas que os utilizam continuamente em regime de testes, antes de entrar em produção em série (agendada para 2026), sofreu um acidente na Califórnia. Desse embate resultou um incêndio, o primeiro de que há dados em que intervém um veículo eléctrico com uma bateria com uma capacidade de cerca de 1000 kWh, 10 vezes superior aos 100 kWh de um Tesla Model S.

Finalmente, há dados independentes sobre o Tesla Semi

A NHTSA, a autoridade para a segurança rodoviária norte-americana que toma conta de todos os acidentes e incidentes que podem colocar em segurança dos condutores e dos restantes utilizadores do espaço rodoviário, analisou o incêndio, causas e o combate efectuado, até com o objectivo de aprender como apagar um incêndio de uma bateria com tanta energia acumulada.

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O Tesla Semi ainda não está a ser vendido ao público, tendo apenas sido construídas cerca de 100 unidades que, num regime de testes em condições reais de utilização, foram entregues a grandes empresas de distribuição como a PepsiCo, Walmart, Costco, Sysco, Martin Brower e US Foods.

O acidente que provocou o incêndio na auto-estrada I-80 aconteceu depois de o camião eléctrico se despistar, embater num poste e de seguida numa árvore. O Tesla Semi parou encostado a um conjunto de árvores e, ainda acoplado ao semi-reboque, começou a emitir fumo e depois labaredas a partir do pack de baterias, o que deu tempo ao condutor, o único ocupante, para abandonar o veículo.

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O incêndio demorou 15 horas até ser apagado, tendo atingido temperaturas de 1000ºF, cerca de 540ºC, um valor suficiente para derreter alumínio. Os bombeiros, que espalharam retardante em torno do camião, para que as chamas não se propagassem ao mato das redondezas, atacaram o fogo com 50.000 galões de água, o equivalente a 190.000 litros.