A Renault possui uma gama completa de furgões comerciais e respectivas versões de passageiros, do Kangoo ao Master, passando pelo intermédio Traffic. E estes modelos até propõem versões a bateria, mas, para obter a máxima eficiência, a marca entende que é forçoso atirar-se de cabeça para os veículos eléctricos. Ora, para optimizar o peso, os custos e o espaço de carga, sem fazer disparar a bitola, a marca francesa anunciou que vai produzir já em 2026 a versão definitiva (e sem grandes alterações) do concept Estafette, protótipo agora revelado.
A base para o novo furgão é a também nova plataforma FlexEVan, desenvolvida em parceria com a Volvo e com a CMA CGM, empresa que derivou da fusão entre a Compagnie Maritime d’Affrètement e a Compagnie Générale Maritime, que deu origem ao 3.º maior operador mundial de contentores.
O Renault Estafette vai usufruir de um comprimento de 4,87 metros, o que torna as suas dimensões similares ao Kangoo. E, ao contrário do furgão mais popular da marca francesa, a altura do Estafette é de 2,59 m, o que permite ao condutor entrar de pé, e sem se dobrar, na caixa de carga.
A estética é o aspecto mais distintivo deste furgão eléctrico francês, com a Renault a apresentar uma versão futurística do que considera ser as formas dos furgões dos anos 60. Se às linhas fora do normal juntarmos as cores ousadas, a carroçaria com as duas portas da frente de correr e deslizar para trás e o grande portão de subir, é fácil esperar que o Estafette até venha a ser adquirido por quem não necessita de um… furgão.
Não há ainda informações sobre a potência do motor eléctrico, nem acerca da capacidade da bateria, mas é visível que a ousadia das linhas exteriores se estende igualmente ao habitáculo. Aqui pode-se encontrar um ecrã de 7 polegadas no papel de painel de instrumentos, a fazer conjunto com um ecrã central de 12”, com uma série de teclas de acesso directo para as apps mais utilizadas pelo condutor.