A emoção tomou conta de John Morales, um dos meteorologistas mais antigos do sul da Florida, no momento em que estava a fazer a sua previsão meteorológica à NBC 6 em Miami, na segunda-feira. Ao seu lado, era exibida a imagem do furacão Milton a atingir os EUA, que acabava de subir de nível, para a categoria 5, a mais grave da escala.
“É simplesmente um furacão incrível, incrível, incrível”, afirmou Morales, visivelmente emocionado, referindo-se ao Milton e à sua chegada ao país. Com a voz trémula tentou continuar a intervenção, mas acabou por lamentar o seu estado emotivo: “Lamento imenso. Isto é simplesmente horrível.”
Foi o próprio a partilhar no X o excerto do momento televisivo. “Debati-me sobre se deveria partilhar isto. Pedi desculpas ainda no ar. Mas convido todos a ler a minha introspeção sobre como fenómenos meteorológicos extremos causados pelo aquecimento global me mudaram”, escreveu na rede social, onde afirmou que todas as pessoas deveriam estar “igualmente abaladas e exigir ação climática imediata”.
I debated whether to share this. I did apologize on the air. But I invite you to read my introspection on @BulletinAtomic of how extreme weather ???? driven by global warming has changed me. Frankly, YOU should be shaken too, and demand #ClimateActionNow. https://t.co/09vxgabSmX https://t.co/GzQbDglsBG
— John Morales (@JohnMoralesTV) October 7, 2024
Numa atualização referente ao quão viral se tornou a sua intervenção nas redes sociais, Morales partilhou um artigo do The New York Times sobre o seu momento emocionado em direto na televisão e partilhou a declaração que deu ao jornal. “Muitas muitas pessoas abordaram-me para dizer que se não tivessem assistido ao vídeo da minha previsão não se teriam preparado devidamente. Agradeceram-me por lhes ter salvado a vida e isso tem sido extremamente recompensador”, afirmou o meteorologista.
[Já saiu o segundo episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]
Nas últimas horas, quilómetros de filas de trânsito mostram milhares de pessoas a tentar abandonar o estado da Florida com ordem de evacuação e a garantia de que o furacão Milton vai fazer-se sentir com grande intensidade na noite desta quarta-feira, colocando várias cidades dos EUA em risco de serem atingidas por tornados.
Mais de três milhões de pessoas em partes do centro e sul da Florida correm um risco acrescido perante as tempestades severas, incluindo os habitantes das cidades de Fort Myers, Sarasota e Melbourne.