A emoção tomou conta de John Morales, um dos meteorologistas mais antigos do sul da Florida, no momento em que estava a fazer a sua previsão meteorológica à NBC 6 em Miami, na segunda-feira. Ao seu lado, era exibida a imagem do furacão Milton a atingir os EUA, que acabava de subir de nível, para a categoria 5, a mais grave da escala.

“É simplesmente um furacão incrível, incrível, incrível”, afirmou Morales, visivelmente emocionado, referindo-se ao Milton e à sua chegada ao país. Com a voz trémula tentou continuar a intervenção, mas acabou por lamentar o seu estado emotivo: “Lamento imenso. Isto é simplesmente horrível.”

Foi o próprio a partilhar no X o excerto do momento televisivo. “Debati-me sobre se deveria partilhar isto. Pedi desculpas ainda no ar. Mas convido todos a ler a minha introspeção sobre como fenómenos meteorológicos extremos causados pelo aquecimento global me mudaram”, escreveu na rede social, onde afirmou que todas as pessoas deveriam estar “igualmente abaladas e exigir ação climática imediata”.

Numa atualização referente ao quão viral se tornou a sua intervenção nas redes sociais, Morales partilhou um artigo do The New York Times sobre o seu momento emocionado em direto na televisão e partilhou a declaração que deu ao jornal. “Muitas muitas pessoas abordaram-me para dizer que se não tivessem assistido ao vídeo da minha previsão não se teriam preparado devidamente. Agradeceram-me por lhes ter salvado a vida e isso tem sido extremamente recompensador”, afirmou o meteorologista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas últimas horas, quilómetros de filas de trânsito mostram milhares de pessoas a tentar abandonar o estado da Florida com ordem de evacuação e a garantia de que o furacão Milton vai fazer-se sentir com grande  intensidade na noite desta quarta-feira, colocando várias cidades dos EUA em risco de serem atingidas por tornados.

EUA. “Não haverá tempo para sair na quarta-feira”. Caos nas estradas com a aproximação do furacão Milton

Mais de três milhões de pessoas em partes do centro e sul da Florida correm um risco acrescido perante as tempestades severas, incluindo os habitantes das cidades de Fort Myers, Sarasota e Melbourne.