O rei Carlos III está numa visita oficial à Austrália, que ficou marcada por um momento de tensão no parlamento do país, em Camberra, quando, esta segunda-feira, logo após um discurso do monarca uma senadora o acusou de “genocídio” e gritou: “[Você] não é o nosso rei”.
“Não é o nosso rei, não é soberano. Cometeu genocídio contra o nosso povo. Devolva-nos a nossa terra. Devolva-nos o que nos roubaram. Os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo. Destruiu a nossa terra. Dê-nos um tratado, queremos um tratado neste país. Esta não é a sua terra. [Você] não é o meu Rei”, gritou Lidia Thorpe, que também vociferou “Que se f**** as colónias” antes de ser escoltada pelos seguranças até ao exterior da sala.
BREAKING:
The end of King Charles speech has been interrupted by a protest from an indigenous campaigner.
Senator Lidia Thorpe shouted at the stage “you are not our King”, “this is not your land”.
She demanded the King apologise for British atrocities in Australia pic.twitter.com/ZytV8X9OC9— Chris Ship (@chrisshipitv) October 21, 2024
As imagens mostram o Rei a sorrir para outros presentes durante o protesto. Segundo fontes anónimas citadas pelo The Telegraph, o chefe de Estado “não se deixou perturbar” pela interrupção e não deixou que esta ensombrasse um “dia maravilhoso”. O protesto já tinha sido pré-anunciado pela própria senadora, aos jornalistas, de acordo com o mesmo jornal. “Toda a riqueza que ele criou para a sua família foi roubada. Devia pedir desculpa por roubar a nossa terra”, afirmou, antes do protesto.
O discurso do Rei Carlos III, proferido momentos antes, tinha-se focado nos povos originários da Austrália e na sua “sabedoria tradicional”. O monarca prestou homenagem aos “proprietários tradicionais das terras em que nos encontramos” e lembrou as visitas da mãe, Isabel II, ao país.
Lidia Thorpe, 51 anos, é senadora independente e uma ativista aborígene, tendo já protagonizou outros protestos. Em 2022, por exemplo, foi obrigada a repetir o juramento de fidelidade no parlamento depois de ter descrito a rainha Isabel II como “colonizadora”.
[Já saiu o terceiro episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e aqui o segundo.]
O Rei Carlos III está numa visita à Austrália. Num discurso, o primeiro-ministro australiano disse ao Rei que tem um “grande respeito pelos australianos mesmo quando debatemos o futuro das nossas próprias disposições constitucionais e a natureza da nossa relação com a coroa”.
“Os australianos há muito que sentem que o calor que a vossa mãe sentia por este país prospera no vosso coração. Vossas majestades são muito bem-vindas aqui e, em nome de todos os australianos, desejamo-vos uma estadia absolutamente esplêndida”, disse ainda.