A tempestade Ashley está a deixar as autoridades em alerta em Inglaterra, na Escócia e na Irlanda devido ao vento intenso e à chuva torrencial. Durante o fim-de-semana, já foram visíveis alguns efeitos do fenómeno, que deixou milhares de pessoas sem eletricidade em território britânico.

A Agência do Ambiente britânica está a acompanhar a situação. Esta segunda-feira, só em Inglaterra há 76 alertas para cheias — ou seja, as autoridades alertam que há possibilidade de cheias em vários pontos do território inglês. Foram ainda emitidos 20 avisos de cheias, em regiões costeiras, onde são esperadas inundações. Assim, é aconselhado que a população adote medidas de proteção.

As autoridades britânicas alertam que é possível que haja impacto das cheias devido ao aumento do caudal do rio Severn já esta segunda-feira e que se deverão manter até sexta-feira em locais como Worcestershire e Gloucestershire. São também expectáveis inundações mais localizadas esta segunda e terça-feira na costa de Essex, no sudeste de Inglaterra e a cerca de 70 quilómetros de Londres.

Na Irlanda, a passagem da tempestade Ashley deixou mais de 53 mil casas sem eletricidade, principalmente nas zonas de Galway e Donegal. Com os trabalhos de recuperação já em curso, o abastecimento de energia foi sendo gradualmente reposto, mas ao início da manhã desta segunda ainda havia 16 mil clientes às escuras, de acordo com dados do Irish Times. 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em algumas zonas costeiras do país, como em Salthill, em Galway, as ondas de vários metros de altura galgaram pontões e causaram inundações.

Para esta segunda-feira, o Met Éireann, o Serviço Irlandês de Meteorologia, refere que será um dia mais seco em várias partes do território, mas ainda com a previsão de alguns aguaceiros.

Dezenas de voos foram cancelados durante o nos aeroportos de Belfast, na Irlanda do Norte, e em Dublin, na Irlanda, ainda durante o fim-de-semana.

Já na Escócia, há fortes perturbações no transporte ferroviário. Alguns comboios entre Edimburgo e o centro de Glasgow foram suprimidos ou estão a circular com atrasos significativos, em alguns casos com horas.

A tempestade Ashley desloca-se agora para Bélgica e França. O instituto de meteorologia francês prevê que a chuva intensa atinja a região de Paris já durante a noite desta segunda-feira, porém “com atividade limitada”. Já nas regiões de Yvelines a Val-d’Oise estão previstos efeitos “mais acentuados”. A Ashley continuará então a progredir em direção ao leste e ao sul de França.