O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quarta-feira que a formação de um mundo multipolar “está em curso”, na intervenção na sessão de abertura da cimeira do bloco das principais economias emergentes (BRICS), na cidade russa de Kazan.

“O processo de criação de um mundo multipolar está em curso, um processo dinâmico e irreversível”, declarou Putin, o anfitrião deste encontro em que Moscovo pretende conseguir avanços na ambição de competir com a “hegemonia ocidental”.

O Presidente russo acrescentou que os cerca de 20 dirigentes reunidos na capital da república russa do Tartaristão, até quinta-feira, vão debater “as questões mais urgentes” à escala mundial, incluindo “a resolução dos conflitos regionais”.

O grupo BRICS, fundado informalmente em 2006 e que realizou a sua primeira cimeira em 2009, inclui países que representam cerca de um terço da economia mundial e mais de 40% da população global.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o quarto episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro.]

Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irão, Egito e Emirados Árabes Unidos integram atualmente o bloco.

Analistas internacionais sublinharam que nesta cimeira, o Presidente russo, Vladimir Putin, quer mostrar ao mundo que a Rússia não está tão isolada como o Ocidente tem afirmado, ao mesmo tempo que pretende abrir caminho para a formação de uma nova frente global que pretende desafiar a hegemonia dos Estados Unidos.

Dilma Rousseff diz que BRICS já ultrapassam o G7 em relevância em termos de PIB