Nova época, nova vida. Jogar na melhor equipa da NBA não é fácil. Conseguir impor-se é ainda mais complicado. Afinal, estamos a falar dos melhores jogadores do mundo. É este o contexto em que está inserido o português Neemias Queta. As adversidades têm sido muitas, mas o que é certo é que o poste parece estar a aproveitar as oportunidades neste início de temporada. O último aconteceu na madrugada desta sexta-feira e teve como palco a Capital One Arena, em Washington, no segundo encontro da nova época.
Frente aos Wizards, Queta foi um dos destaques da equipa, embora tenha jogado apenas 13.38 minutos. Ainda assim, o português fez “esquecer” uma exibição pouco conseguido do titular Al Horford, que terminou sem qualquer ponto somado e com apenas cinco ressaltos. Perante isso, Neemias rubricou 12 pontos e sete ressaltos, três deles defensivos e quatro ofensivos, ameaçando o duplo-duplo e contribuindo para o triunfo dos Celtic em casa dos Wizards (122-102). Curiosamente foi precisamente frente à formação de Washington que o poste registou a melhor prestação individual da sua carreira na NBA, ao chegar aos 19 pontos no final da fase regular da época passada. Com um duplo-duplo (25 pontos e 11 ressaltos), Jayson Tatum também esteve em grande.
Grande exibição de Neemias Queta! ???????? pic.twitter.com/Bv5otAwbKN
— NBA Portugal (@nbaportugalcom) October 25, 2024
A prestação de Neemias não passou em vão aos companheiros de equipa, com Derrick White a elogiar, no final do encontro, a postura e a forma de jogar do português. “Ele é atlético, parece apanhar todos os ressaltos ofensivos e é simplesmente enorme junto ao cesto. Acho que ele está um pouco mais confortável, muito mais seguro de si mesmo e de onde deve estar no ataque. No ano passado ele pensava demasiado mas este ano está mais solto, a fazer o que sabe melhor. É importante para nós no campo de treinos e foi isso que aconteceu, mais uma vez, esta noite”.
[Já saiu o quarto episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro.]
“Gostei da capacidade dos nossos jogadores mais altos de protegerem o cesto, fazerem vários ataques e serem físicos no momento ofensivo. Os rapazes fizeram um ótimo trabalho de lutar pelo espaço”, acrescentou o treinador da formação de Boston, Joe Mazzulla. Apesar da reconhecida grande exibição, o título de MVP acabou por ir para as mãos Jaylen Brown, que terminou a noite com 27 pontos, oito ressaltos e três assistências.
Back-to-back buckets for Neemias Queta pic.twitter.com/G2hdsBqrDS
— Danielle Hobeika (@DanielleHobeika) October 25, 2024