Siga aqui o liveblog que acompanha as graves intempéries em Espanha
Nos últimos dias, equipas de resgate têm entrado em parques de estacionamento subterrâneos espanhóis que ficaram inundados em virtude da passagem da tempestade DANA pelo país. Vão sempre em equipa, com fatos de mergulho vestidos e também luvas, lanternas, capacetes e máscaras (por vezes de gás). No final, passam por um processo de “limpeza” com o objetivo de evitar possíveis doenças.
Desde que Valência foi assolada pela tempestade, a Guardia Civil espanhola tem divulgado nas redes sociais vários vídeos e fotografias dos trabalhos que têm estado a ser desenvolvidos em Valência pelas diferentes entidades.
Esta quarta-feira foi partilhado, num dos vídeos da Guardia Civil, como foram feitas as buscas num parque de estacionamento subterrâneo que acabou por ficar inundado. Quando entram nestes espaços, as autoridades começam por “verificar a qualidade do ar”, lê-se na publicação desta entidade. Para tal recorrerem a detetores de gás e outros equipamentos.
Pelo caminho verificam a existência de corpos em todos os carros, nem que para isso seja necessário utilizar ferramentas para partir os vidros. No final, todos os membros da equipa de buscas passam por um processo de descontaminação para evitar qualquer infeção, uma vez que a água destas garagens está estagnada há vários dias.
#BusquedaDeDesaparecidos | Equipo mixto de #NRBQ y Subsuelo #ARS en apoyo a #GEAS .
Entran en garajes con ellos comprobando calidad del aire con detectores de gases y equipos de respiración autónoma.
A la salida se descontamina tanto al personal como a los equipos, para evitar… pic.twitter.com/Fg9EioIkrq— Guardia Civil (@guardiacivil) November 6, 2024