Os vencedores dos Grammy Latino, que contam com o músico português Dino D’Santiago e uma música gravada pela Orquestra Jazz de Matosinhos entre os nomeados, são conhecidos esta quinta-feira, em Miami, Estados Unidos, madrugada de sexta-feira, na Europa.
O produtor mexicano Edgar Barrera é o artista mais nomeado para a 25.ª edição dos Grammy Latino, com nove indicações, seguido da cantora colombiana Karol G e do rapper porto-riquenho Bad Bunny, ambos com oito nomeações cada.
Na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa está em competição Esperança, música escrita pelos músicos brasileiros Criolo e Amaro Freitas com o produtor brasileiro Nave e com o músico português Dino D’Santiago. Esperança, interpretada por Dino d’Santiago, Criolo e Amaro Freitas, foi gravada entre Portugal e o Brasil e editada em maio passado.
Na categoria de Melhor Arranjo figura Linha de Passe, com arranjos do músico brasileiro Nailor Proveta, e que faz parte do álbum Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses, que a Orquestra Jazz de Matosinhos editou em março.
A cerimónia dos 25.º Grammy Latino realiza-se no Kaseya Center de Miami, a partir das 20h00 desta quinta-feira, na Florida, Estados Unidos, quando for 1h00 de sexta-feira, em Portugal.
Em 2023 a cerimónia de entrega dos Grammy Latino aconteceu pela primeira vez fora dos Estados Unidos, mais concretamente em Sevilha, Espanha.