A caixa com quatro cápsulas radioativas de selénio (elemento químico) que tinha sido dada como perdida foi encontrada por inspetores do Conselho de Segurança Nuclear espanhol no terminal de carga do Aeroporto Internacional Adolfo Suárez/Madrid-Barajas. Havia dúvidas sobre se o pacote, proveniente de Praga, tinha chegado ao destino final, que era precisamente o aeroporto da capital espanhola.
Ao final da tarde, o Conselho de Segurança Nacional de Espanha emitiu um alerta devido ao extravio do pacote e indicou que as cápsulas estavam devidamente fechadas. Por volta das 20h30, segundo o jornal 20 Minutos, indicou que o pacote tinha sido encontrado e que o material radioativo estava intacto.
As cápsulas radioativas que estavam na caixa inserem-se, de acordo com o El Español, na categoria 2 da escala de 1 a 5 (sendo o 5 o menos perigoso) estabelecida pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA). Desta forma, a categoria 2 é considerada “muito perigosa para os seres humanos” porque acarreta riscos radiológicos. Ainda assim, se o produto permanecer selado, dentro da embalagem de transporte, não representa perigo.
O Conselho de Segurança Nuclear de Espanha tinha enviado três inspetores para o aeroporto para recolher mais informações acerca do extravio. Terão sido esses profissionais a encontrar a embalagem.