O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou, esta segunda-feira, perante a Presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, que Portugal espera que as negociações deste país com a União Europeia tenham sucesso e elogiou as relações bilaterais.
“No essencial, estamos de acordo. Isso é muito bom e mostra porque é que os portugueses se sentem bem na Suíça e os suíços se sentem bem em Portugal”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, tendo ao seu lado Viola Amherd, durante a sua visita de Estado a Portugal.
Numa intervenção em português, o Presidente da República agradeceu “a forma como a Suíça em geral tem acolhido os portugueses há muitas décadas” e também “a atenção da Suíça em relação ao ensino do português no sistema escolar”. Atualmente, vivem na Suíça 260 mil portugueses e 50 mil luso-suíços, referiu.
Sobre as relações entre a Suíça e a União Europeia, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: “Nós apoiamos, Portugal apoia o sucesso dessas negociações, o pacote bilateral terceiro. Está quase, quase a ter sucesso. Nós sabemos como o quase, quase significa depois ser aprovado pelo parlamento, ser aprovado pelos cantões e ir a referendo”.
“Portanto, é um quase, quase que ainda implica muito trabalho. Mas é uma boa notícia que se possa chegar, sob a presidência de vossa excelência, a um sucesso no acordo entre a União Europeia e a Suíça”, acrescentou.