Jordan North, um DJ de uma rádio londrina estava a correr ao longo do rio às 5h30, quando ouviu os gritos angustiados de uma mulher cujo cão se estava a afogar no Tâmisa. O conhecido locutor do programa matinal da Capital Radio, atirou-se à água, mas acabou por precisar também de ser resgatado após ficar “em pânico” perto da Hammersmith Bridge, oeste de Londres.

O ex-apresentador da BBC Radio 1, de 34 anos, começou por “escalar um portão com quase dois metros antes de saltar para um cais flutuante na tentativa de salvar o animal” conta a equipa de resgate da Royal National Lifeboat Institution (RNLI), no seu site.

“Eu estava lá sozinho, a tentar pegar o cão, com a luz acesa do meu telemóvel a chamar por ele ‘aqui, rapaz, aqui, rapaz’”, descreveu depois Jordan North aos microfones da rádio, acrescentando que “sempre que tentava agarrar no labrador, as correntes levavam-no”.

No entanto, quando finalmente conseguiu segurar o cão — ofegante e sem forças devido à luta contra a corrente do rio — disse que se sentiu no mesmo estado e que precisava de ajuda para sair do Tâmisa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Equipa portuguesa resgata cão após 200 horas sob escombros na Turquia e dá-lhe nome: “Tuga”

“Não conseguimos sair a nadar do Tâmisa. As minha pernas ‘morreram’ com o cão em cima de mim. Todo mundo estava a olhar e então gritei: ‘Podem chamar a guarda costeira, por favor?’.”

Foi assim que quatro homens da Royal National Lifeboat Institution (RNLI) de Chiswick  — que completava um exercício nas proximidades — conseguiram resgatar North e o cão três minutos depois, enquanto as pessoas usavam as luzes dos telemóveis para tentar guiar a equipa.

O comandante Gavin Simmons, junto com Sid Blake, Tom Coe e Cameron Crawley encontraram Jordan ” a ficar em pânico”, segundo as palavras do próprio, agarrado ao cais flutuante.

No vídeo do resgate divulgado no site da RNLI é possível ver North a caminhar em cima de uma barra de metal em direção ao barco salva-vidas. “Eu estava apenas a correr”, disse aos socorristas.

Nesta terça-feira, agradeceu à equipa de resgate e considerou os envolvidos como “os verdadeiros heróis”.

O comandante Gavin Simmons aproveitou este caso para lembrar que a  RNLI está de plantão para ajudar todos os “que se encontram em dificuldades na água, 24 horas por dia e 365 dias por ano, até mesmo os animais de estimação”.

Por outro lado, encorajou as pessoas a pedirem sempre ajuda à guarda costeira, em vez de entrarem elas mesmas na água. “Estamos felizes porque, neste caso, conseguimos ajudar Jordan e o cão a voltarem em segurança para terra firme”, concluiu.