O que mudou na relação dos adeptos de futebol com os seus ídolos? Como é que a moda se transformou? E a relação com os padres, com os médicos ou com os advogados? Como adaptaram os portugueses os hábitos de lazer? E as deslocações? Como eram feitos os saneamentos de professores suspeitos de terem colaborado com o Estado Novo? Como se lidou com as emoções da liberdade, mas também com a violência, com as ideias extremistas de fora e com o novo poder revolucionário?
As respostas vão sendo dadas ao longo dos episódios de “A Vida em Revolução”, um programa de entrevistas centrado na vida quotidiana em 1974 e 75. Este novo podcast do Observador é da autoria do historiador Rui Ramos, fundador do Observador e co-autor do podcast E o Resto é História, e também do jornalista Pedro Jorge Castro, diretor-adjunto do Observador.
No episódio de estreia, que pode ouvir aqui, o entrevistado é Eduardo Marçal Grilo, que dava aulas no Instituto Superior Técnico e na Academia Militar. Descreve as lutas e a pancadaria no Instituto Superior Técnico, os professores amedrontados e saneados (a um deles desenharam cruzes suásticas no carro), as reuniões com comunistas que trocavam papelinhos e a reação hostil de um aluno que chumbou. , a mudança do ambiente na Academia Militar, com um altifalante a debitar propaganda durante o almoço, e ainda a brusca detenção de Soares Carneiro.
Ao longo dos próximos episódios, são entrevistados, entre outros, Zita Seabra sobre as formas de luta dos jovens comunistas; Manuel Fonseca sobre a chegada da revolução a Angola; Toni, que foi campeão pelo Benfica em 1975; Joaquim Letria, que moderou o debate entre Soares e Cunhal na RTP e co-apresentou a primeira noite eleitoral para a constituinte; João Braga sobre os movimentos de direita e o fado na revolução; Ana Salazar sobre as mudanças nos hábitos da moda; João Van Zeller sobre a alta finança em Angola; Artur Lopes sobre a área da saúde; Lídia Maria, hospedeira, sobre o mundo da aviação e a ponte aérea; o taxista Vítor Carvalhal, o advogado João Nuno Azevedo e o Padre Armando Duarte.
“A Vida em Revolução” vai para o ar na Rádio Observador às segundas-feiras às 13h10, com repetição às 19h10 e aos domingos às 9h10. Fica também disponível em podcast, nalguns casos com versões mais completas das entrevistas.