459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

PREC

Reportagem Observador

"Não é preciso ter medo da maioria absoluta"

António Costa pede um voto de confiança e recorda experiência em Lisboa, onde não foi por ter maioria absoluta que deixou de "falar com todos". Distancia-se do PCP e ataca Rui Rio
História

Marcelino da Mata. Vírus abateu o herói da guerra

Dele contava-se que antes de atacar mandava o corneteiro tocar porque não lhe parecia decente atacar um homem desprevenido. A sua vida dava muitos filmes. E confronta Portugal consigo mesmo.
PCP

Bom dia, Lenine!

A interpretação comunista do regime é hoje a mais elucidativa de todas: este é um país onde mandam as famílias socialistas, e quem quer ter poder em Portugal tem de estar com essas famílias.
PREC

Naquele tempo

O importante é que naquele tempo tinha havido bons chefes, o combate fora de vida ou de morte e ganhara a vida e tínhamos colectivamente acreditado. Naquele tempo foi assim. E hoje? 
Política

Hoje, como antes, no PREC

Toda a opinião ou proposta política que não se enquadre nos “cânones progressistas” deve ser eliminada, aplicando-se ao autor, como pena, um qualquer rótulo desqualificador, provocador.
PREC

Marcelo evoca 25 de Novembro num almoço com Eanes

"Convidei o senhor Presidente Ramalho Eanes para simbolizar que o 25 de Novembro é uma data nacional", disse Marcelo, para quem a data deve ser evocada em "espírito de unidade".
PREC

Coronel Varela Gomes morre aos 93 anos

Morreu esta segunda-feira, aos 93 anos, o coronel João Varela Gomes, importante figura do PREC e da resistência contra a ditadura de Salazar. A notícia é avançada pela RTP.
Entrevista

Mário Tomé: "Ia entusiasmadíssimo para a guerra"

A revolução marcou-o mais do que os combates e os mortos em África. Radical do PREC, diz que não houve perigo de guerra civil. O histórico da UDP e do Bloco de Esquerda conta: "Comi um charro".
Secretas

Com espiões não se brinca

Portugal tem uma experiência dolorosa de relação com espiões russos, pois é bom não esquecer que, no PREC, o KGB conseguiu desviar, com o apoio do PCP, parte dos arquivos da nossa inteligência militar
Conversas à Quinta

O pacto que salvou a Constituição democrática

Foi há 40 anos. A Constituição estava quase pronta, mas faltava fechar o sistema político e libertar a democracia da tutela do MFA. Lembrando como isso foi (quase) conseguido no 2º pacto MFA/partidos.
25 de Novembro

Vinte e cinco de novembro de 2015 com camélias

O 25 de Novembro foi aplaudido por 90% dos portugueses, mas não por 90% dos jornalistas. Como ainda hoje ocorre, porque a semente da fronda, plantada em 1974, nunca deixou de ser adubada desde então.
Conversas à Quinta

Que sucedeu mesmo no 25 de Novembro? Eles explicam

Naquele dia, 25 de Novembro de 1975, acabou o PREC. E tornou-se possível aprovar uma Constituição democrática e assegurar o regresso dos militares aos quartéis. Agora eles explicam como tudo aconteceu
Governo

Manual da tática do PCP explicada por Jaime Gama

Foi no Conversas à Quinta, programa semanal do Observador. Jaime Gama, a propósito da forma de atuar do PCP durante o PREC, explicou o que representa a tática política para os comunistas.
Conversas à Quinta

Recordando o PREC. E o que fez a diferença do PCP

Outubro de 1975. Falta um mês para o 25 de novembro. A luta entre moderados e radicais está ao rubro, é incerta. Há os idealistas e há o PCP. Leninista como sempre, nunca esquece o objectivo principal
PREC

Reviver o passado em Saramago

É útil conhecer a letra do pensamento político de José Saramago em 1975. O seu ódio à democracia. O seu demente sectarismo político. O seu criminoso apelo à denúncia e à perseguição política.
Conversas à Quinta

Há 40 anos, o dia em que a revolução acelerou

Foi um dos dias mais marcantes, e com mais consequências, do período revolucionário. Mais uma conversa interessante por entre memórias pessoais e aquilo que hoje sabemos sobre como tudo se passou.
Ano Novo

11 memórias que voltam em 2015

Carlos Fiolhais, Seixas da Costa, João Carlos Espada, Carlos Gaspar ou Zé Pedro escrevem sobre 11 temas marcantes que regressarão este ano como o PREC, Hiroshima, Waterloo ou Churchill. E mais.
Mário Soares (1924-2017)

As 10 grandes decisões políticas da vida de Soares

Numa vida preenchida de combates políticos, recorde as dez grandes decisões de Mário Soares.
História

Como eu vivi, e perdi, a "maioria silenciosa"

Há 40 anos, a 28 de Setembro de 1974, uma manifestação falhada de apoio ao Presidente Spínola acabaria por resultar na sua renúncia. Eis como recorda esses dias um protagonista do lado dos derrotados.
PREC

O norte da democracia

A integração europeia nem sempre favoreceu a sociedade e a economia nortenhas, fê-las mais fracas e mais dependentes. A democracia portuguesa perdeu com o fim do norte de Pires Veloso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.