Um homem de 63 anos foi detido em flagrante delito, em Santo Tirso, por suspeita dos crimes de pornografia de menores com utilização de plataformas informáticas e detenção de arma proibida, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, aquela força policial refere que a investigação que levou à detenção daquele suspeito naquele concelho do distrito do Porto “teve início numa sinalização por entidades internacionais relacionada com o envio e acesso a imagens que configuram abuso e exploração sexual de menores, detetado a partir de equipamento informático registado no nosso país e que mais tarde se veio a apurar ter sido da responsabilidade do agora detido”.
A PJ explica que, durante “diligências de obtenção de provas”, foi possível concluir que o agora arguido desenvolvia aquela atividade desde agosto de 2022, “tendo ainda sido possível apreender na sua posse vários ficheiros multimédia dessa natureza”.
Abuso sexual. Como a libertação de um pedófilo está a causar “alarme social” em Cascais
O texto refere ainda que foram apreendidas ao suspeito “várias armas de fogo e outras em situação ilegal que constituem crime de detenção de arma proibida”.
O detido, sem antecedentes criminais, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.