Sábado é dia de desempate. Benfica e Sporting vão encontrar-se na final da Taça da Liga pela terceira vez, sendo que as outras duas deram uma vitória para cada lado: os encarnados venceram em 2009, nas grandes penalidades, e os leões ganharam em 2022, com golos de Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia. Em 2025, alguém vai ficar por cima. 

A conta de Lage é contar com todos e contar sempre mais com ele (a crónica do Benfica-Sp. Braga)

Recordar as duas finais disputadas entre Benfica e Sporting é recordar dois jogos naturalmente renhidos. Em 2009, na segunda edição da Taça da Liga e no Estádio Algarve, os 120 minutos terminaram empatados depois de golos de Bruno Pereirinha e José Antonio Reyes — este último de grande penalidade e na sequência de um polémico lance que ficou na história depois de uma aparente mão na bola de Pedro Silva na grande área ser assinalada pelo árbitro Lucílio Baptista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na decisão por grandes penalidades, Rochemback, Derlei e Hélder Postiga falharam, Cardozo, David Luiz e Carlos Martins compensaram os falhanços de Aimar e Katsouranis e o Benfica de Quique Flores venceu o Sporting de Paulo Bento para conquistar a Taça da Liga pela primeira de sete vezes. Os encarnados festejariam na terceira competição nacional noutras seis ocasiões, a última delas em 2016, e seria preciso esperar até 2022 para encontrar um novo dérbi na final.

Há três anos, com o Sporting de Rúben Amorim enquanto campeão nacional em título e o Benfica orientado por Nélson Veríssimo, leões e encarnados marcaram encontro na final de Leiria depois de eliminarem Santa Clara e Boavista, respetivamente. Everton Cebolinha chegou a colocar o Benfica a ganhar ainda na primeira parte, Gonçalo Inácio empatou no início do segundo tempo e Pablo Sarabia, que saiu no fim da temporada, carimbou a conquista leonina.

[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]

estripador foto link

O Sporting venceu o Benfica e conquistou a Taça da Liga pela quarta vez, sendo que desde aí também não voltou a levantar o troféu e já perdeu a final de 2023 para o FC Porto. No sábado, leões e encarnados terão a oportunidade de desempatar o histórico e assegurar a primeira alegria da temporada.