Em atualização

Dezenas de políticos norte-americanos, população e família de Jimmy Carter estão esta quinta-feira reunidos na catedral nacional de Washington para o funeral público do 39.º presidente dos EUA, que morreu aos 1oo anos, a 29 de dezembro.

O caixão de Carter saiu do Capitólio dos EUA às 9h na hora local (14h em Lisboa). O cortejo fúnebre dirigiu-se de seguida para a catedral onde o início da cerimónia fúnebre começou uma hora depois.

Jason Carter, um dos filhos de Jimmy Carter, vai falar na cerimónia. Coube ao Presidente Joe Biden fazer o elogio fúnebre do democrata. Nesse discurso, Joe Biden começou por recordar a visita que fez a Jimmy e Rosalynn Carter pouco depois de ter tomado posse e destacar aquela que acredita ser !o atributo duradouro de Jimmy Carter”: “carácter, carácter, carácter”. “O carácter, creio eu, é o destino. Destino nas nossas vidas e, muito francamente, destino na vida da nação. É a acumulação de um milhão de coisas construídas sobre o carácter que conduz a uma vida boa num país decente”, disse Biden.

“A amizade de Jimmy Carter ensinou-me que a força de carácter é mais do que um título ou o poder que detemos. É a força de compreender que toda a gente deve ser tratada com dignidade e respeito, que toda a gente, e quero dizer toda a gente, merece uma oportunidade igual”, continou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Altas figuras como Bill Clinton, George W Bush, Barack Obama e o Presidente eleito Donald Trump também estão presentes.

“Viveu para servir os outros até ao fim”. Morreu, aos 100 anos, o ex-Presidente dos EUA Jimmy Carter

A homenagem final ocorre após uma semana de luto em que centenas tiveram oportunidade de prestar a sua última homenagem a Carter no Capitólio dos EUA. O cortejo fúnebre começou na Geórgia, estado natal do antigo presidente norte-americano e onde morreu.

Cerimónias fúnebres de Jimmy Carter começam este sábado

Biden revelou numa entrevista que, há quatro anos, Carter lhe pediu para lhe fazer o elogio fúnebre quando os dois se encontraram pela última vez, tinha o antigo político 96 anos. “Carter era um homem decente. Penso que Carter olhava para o mundo não a partir daqui [cabeça], mas a partir daqui [coração], onde toda a gente vive”, disse Biden.

Marcelo Rebelo de Sousa também voou até aos EUA para estar presente nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente norte-americano.

Marcelo vai estar presente nas cerimónias fúnebres de Carter

Por volta das 11h15, na hora local (16h15 em Lisboa), os restos mortais de Carter e a sua família partem da catedral para a Base Conjunta Andrews. Quando lá chegarem, os familiares embarcam no Special Air Mission 39, o avião que serve de Air Force One quando o presidente em exercício está a bordo.

Às 14h (19h em Lisboa), prevê-se que 0 jato chegue ao estado da Geórgia, onde os restos mortais de Carter serão sepultados.