O Governo avançou com a nomeação de Ricardo Ferreira Reis para vice-presidente da Autoridade de Mobilidade e Transportes (AMT), apesar do parecer negativo dado pela comissão parlamentar de economia e obras públicas na sequência da audição do candidato.

As nomeações de Ricardo Reis e da Carina Oliveira foram aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros. O primeiro-ministro Luís Montenegro já tinha sinalizado que o Governo não ia recuar na escolha do economista que foi responsável pelo Centro de Sondagens da Católica, caso os argumentos do parecer parlamentar contra a sua nomeação não fossem fundamentados.

Era uma reação à cambalhota dada pelo Chega que começou por apresentar um relatório favorável à nomeação de Ricardo Reis após a sua audição, para o retirar antes da votação, alegando que tinha sido um erro de copy paste, uma vez que o partido era contra esta nomeação.

Chega quer mudar parecer favorável que fez para nomeação de regulador. “Admito que errámos, fizemos copy paste”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Chega apresentou outra proposta de relatório para votação que não tinha uma recomendação de nomeação, apesar de levantar várias reservas ao candidato, mas acabou por aceitar clarificar que o seu parecer era negativo, a pedido do PS que assim votou a favor do parecer negativo à ida do economista para a AMT.

PS vota a favor e aprova parecer do Chega contra nomeação de Ricardo Ferreira Reis para regulador AMT

A audição e emissão de um parecer pelo Parlamento às personalidades nomeadas para os reguladores é obrigatório, mas o Governo não é obrigado a seguir as recomendações. Nos últimos dez anos, quase todas as recomendações foram seguidas e alguns candidatos a cargos de regulação foram retirados ou desistiram devido a “chumbos” parlamentares.

[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]

estripador foto link