Despontou na escola do Santos, chegou à Europa com pouco mais de 20 anos e passou por Real Madrid, Manchester City e AC Milan. Pelo meio ganhou a Copa América e a Taça das Confederações, duas vezes, pela seleção brasileira, a Liga espanhola, a Liga italiana e o Brasileirão. Podíamos estar falar de um craque que perduraria no tempo, mas o “fim” de Robinho esteve longe de estar ao nível de uma grande epopeia.
Depois de dar muito que falar como jogador, o antigo internacional brasileiro continua presente na orla mediática, depois de a sua vida ter mudado radicalmente ao ser condenado a nove anos de prisão por violação de uma jovem. O caso remonta a 2013, altura em que o avançado representava o AC Milan. Segundo a sentença, Robinho e vários amigos conheceram uma mulher albanesa de 22 anos numa discoteca no aniversário de um deles e agrediram-na sexualmente.
Robinho detido no Brasil para cumprir pena de prisão por violação
Ao longo da investigação, a justiça italiana recolheu várias chamadas telefónica de Robinho e dos amigos, que também viriam a ser acusados e condenados pelo mesmo crime. Nessas gravações, o ex-atleta e os restantes membros terão sido apanhados a satirizar o episódio, numa altura em que acreditavam estar livres de punição. A decisão da justiça italiana foi proferida em 2017, mas só a 22 de março do ano passado Robinho foi detido, no seu apartamento em São Paulo. Como a lei brasileira não permite a extradição de cidadãos nascidos no país para cumprimento de pena no estrangeiro, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) optou pelo cumprimento dos nove anos da pena no Brasil.
Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, está assim na prisão Dr. José Augusto César Salgado, ou a P2 de Tremembé, que fica no interior de São Paulo e é conhecida como a “prisão dos famosos”, já que alberga 430 reclusos que foram condenados por crimes de grande repercussão no Brasil. As celas têm entre nove e 15 metros quadrados e capacidade para seis pessoas. Depois de ter chegado à prisão, em março, Robinho teve de passar por um isolamento de 12 dias numa cela de oito metros quadrados, de modo a adaptar-se a passar pela habituais avaliações necessárias. Cumprido o isolamento, o antigo futebolista está desde então numa cela comum, na companhia dos outros presos.
???? Robinho, ex del Real Madrid, fue condenado a nueve años de cárcel por participar una violación grupal cometida en Italia en 2013
⛓️ El exfutbolista está preso en la Penitenciaría II de Tremembé, la cárcel de los famosos de Brasil pic.twitter.com/19DXxvCLK9
— MARCA (@marca) January 7, 2025
Foi na prisão que Robinho reencontrou a bola e o desporto que a certa altura o tornou num dos melhores jogadores do mundo. Escreve a Globo que o brasileiro joga futebol com os outros presos uma a duas vezes por semana, durante o período recreativo. Ainda assim, o jogo é bastante diferente daquele a que o ex-jogador estava habituado, já que o campo é de terra, a bola está longe do nível profissional e não existem equipamentos. Para colmatar isso, Robinho terá pedido à família umas chuteiras para utilizar nas partidas.
Além do futebol, o futebolista começou a frequentar um ginásio ao ar livre na prisão e, em maio de 2024, começou um curso profissional de Eletrónica Básica, Rádio e Televisão. Nos tempos livres, Robinho participa ainda em grupos de leitura, atividades que vai desenvolvendo para se manter ativo na prisão e tentar reduzir o tempo da pena. Em Tremembé, Robinho encontra-se ladeado de presos de vários perfis, desde políticos (como Luiz Estevão) a médicos até outras personalidades importantes como Pimenta Neves. Alexandre Nardoni é um desses nomes, encontrando-se a cumprir pena por ter matado a própria filha. Já Roger Abdelmassih, um médico de 81 anos, abusou de 39 pacientes sedados.
Robinho, o “sucessor de Pelé”, condenado a nove anos de prisão por violação
Lindemberg Alves, que sequestrou e assassinou a sua então companheira, Eloá Pimentel, de 15 anos, também está naquela prisão, depois de ter sido condenada a 98 anos de prisão. A prisão serviu de palco para a criação de uma espécie de r já que, segundo o jornalista Ullisses Campbell, os reclusos criaram um método para conhecer as mulheres de outra secção, localizada a cinco quilómetros. Esse método consiste nas mulheres enviarem fotos de corpo aos homens, juntamente com cartas, que são lidas em voz alta pelos guardas prisionais.
Foi assim que Vinícius Nunes, que está na prisão por ter matado o irmão, e Jaqueline Moraes, que foi presa por ter apunhalado 56 vezes o marido, se conheceram e começaram uma relação. Contudo, o homem terminou o relacionamento quando se conheceram pessoalmente, alegando que a mulher parecia mais “magra e jovem” nas fotografias. Vinícius viria a conhecer outra mulher e voltou a assumir um compromisso.
Superior Tribunal de Justiça decide que Robinho deve cumprir pena por violação no Brasil
Para já sabe-se que Robinho pode receber visitas na prisão e uma das atualizações mais recentes do processo permitiu-lhe receber, em simultâneo, a mulher e os três filhos. Apesar de esse pedido ter sido aceite, a defesa viu negado o pedido para o que jogador puder passar o Natal com a família, encontrando-se em julgamento o pedido para reduzir a duração da pena, algo que é pouco expectável, já que o crime de violação é considerado “hediondo” no Brasil. Ao que tudo indica, Robinho permanecerá mais oito anos atrás das grades.