A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um carteirista que há muito atuava nos transportes de Lisboa, nomeadamente nos elétricos mais turísticos, condenado recentemente a uma pena de quatro anos de prisão efetiva.
O homem de 62 anos, condenado após ser investigado pela prática de “mais de 20 furtos qualificados” em transportes públicos, foi conduzido ao estabelecimento prisional para cumprir pena, adiantou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em comunicado.
A investigação, iniciada em 2019, foi levada a cabo pela equipa F3C da Divisão de Investigação Criminal, especializada nestes “fenómenos itinerantes”, assim classificados pela polícia.
O carteirista de “longa data” e com “uma ampla pegada criminal”, conhecido como “o rei dos elétricos” ou pela alcunha “Zé do Porto”, visava “tendencialmente” turistas, segundo informações da mesma fonte.
[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]