1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Colectivos", os grupos paramilitares que permanecem fiéis a Maduro, voltam a ocupar as ruas

Este artigo tem mais de 6 meses

No rescaldo do ataque norte-americano, nas ruas da Venezuela não se veem militares, mas sim "colectivos", milícias paramilitares que são essenciais na manutenção do regime chavista.

GettyImages-2253944015
i

Anadolu via Getty Images

Anadolu via Getty Images

Siga aqui o liveblog sobre a situação política da Venezuela depois da captura de Maduro

“Leais sempre, traidores nunca!”. O grito fez-se ouvir durante a noite desta segunda-feira pela cidade de Caracas pela voz de vários grupos de civis venezuelanos. Reconhecíveis pelas roupas pretas e pelo facto de andarem fortemente armadas, estas milícias urbanas, apoiantes do regime chavista, são conhecidas na Venezuela como “colectivos“. Três dias depois do ataque norte-americano que depôs Nicolás Maduro, os “colectivos” voltaram a sair às ruas da Venezuela em peso.

No rescaldo do ataque, os herdeiros políticos de Maduro mostraram uma frente unida e apelaram à população para se mobilizar a favor da libertação do Presidente deposto, ao mesmo tempo que a Presidente interina, Delcy Rodríguez, se mostrou disponível para “colaborar” com os Estados Unidos. Nas ruas, notou-se a ausência de uma forte aparelho militar — cenário expectável no seguimento do ataque — e a capital estava “tensamente tranquila”.

No dia do ataque norte-americano, Alejandro Velasco, historiador da América Latina na Universidade de Nova Iorque, argumentava ao New York Times que esta calma era uma estratégia ponderada do regime para demonstrar a Washington a sua capacidade de manter a lei e a ordem. “Imagino que os ‘colectivos’ tenham recebido ordens para não dar nas vistas”, elaborou o especialista.

Contudo, esta ordem — se é que alguma vez existiu — durou pouco. Ao longo do fim de semana, as milícias voltaram a ocupar as ruas, processo que culminou nas demonstrações mais visíveis da noite passada. Ao lado dos “colectivos”, pelas ruas de Caracas, estava Diosdado Cabello, ministro da Justiça e da Administração Interna, considerado o “braço direito” de Nicolás Maduro.

“Ele é muito má pessoa, muito rancoroso. Eu não sei quantas pessoas tem do seu lado. Esperemos que o Exército fique do lado do povo e ele perca algum controlo”, comentou um cidadão venezuelano, Jorge, à BBC. Os sentimentos de Jorge sobre Diosdado refletem-se no “medo” que diz sentir dos “colectivos” que lhe são fiéis — medo que é partilhado por muitos outros venezuelanos.

“A pressão [destes grupos] sobre as pessoas tem sido muito maior. E ainda que estejamos habituados a vê-los, fica-se sempre intimidado nestes dias, com tanta tensão”, declarou um residente da favela de Catia, no oeste de Caracas, ao El Espanol. Depois das demonstração na noite de segunda-feira, que contaram com a presença do ministro, as ações continuaram esta terça-feira. Relatos na imprensa local e nas redes sociais davam conta da presença dos “colectivos” em estabelecimentos comerciais, mas também em algumas das principais artérias da capital, onde circularam de mota — em grupos pequenos, mas que, de armas punho e motores a acelerar, não passaram despercebidos.

Os “colectivos” consolidaram-se como um dos “pilares fundamentais” do regime ainda durante a liderança de Hugo Chávez. Depois do golpe de Estado contra o governo chavista em 2002, grupos que atuavam a nível local passaram a ser armados e financiados por Caracas como forma de combater dissidentes. A sua presença é particularmente visível em protestos anti-regime, como instrumento de repressão da oposição — esta ação foi visível no rescaldo das eleições de 2024, consideradas fraudulentas.

Hoje, os “colectivos” são milícias civis armadas que respondem perante o governo e atuam ao lado das autoridades policiais e militares, enfrentando poucas ou nenhumas consequências pela utilização de força excessiva ou mesmo letal no desempenho das suas funções — o que contribui para o clima de medo que a sua presença nas ruas gera. Ao New York Times, Alejandro Velasco explica que as suas características dificultam uma contabilização exata do número de membros, mas estima que sejam vários milhares.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.