1230,6kWh poupados 1230,6 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alcácer do Sal antes e depois. As imagens de uma noite com a baixa submersa e de uma manhã com menos água

Este artigo tem mais de 6 meses

Imagens permitem comparar a baixa da cidade de Alcácer parcialmente submersa durante a noite de quinta-feira e com menos água na manhã desta sexta. Autarquia pede, ainda assim, cautela à população.

O município foi referido pelo Presidente da República como o mais afetado pelos efeitos do mau tempo neste momento
i

▲O município foi referido pelo Presidente da República como o mais afetado pelos efeitos do mau tempo neste momento

▲O município foi referido pelo Presidente da República como o mais afetado pelos efeitos do mau tempo neste momento

Acompanhe o nosso liveblog sobre o mau tempo em Portugal

Imagens captadas pela equipa do Observador mostram como estava a cidade de Alcácer do Sal na noite de quinta-feira — parcialmente submersa pelas águas do rio Sado — e como está esta sexta-feira, depois de o nível da água ter baixado.

Na baixa da cidade, houve várias ruas inundadas, sendo que o nível da água nessa zona da cidade chegou aos dois metros de altura na última de quarta-feira, algo inédito para muitos moradores, que não têm memória de uma situação semelhante.

Esta sexta-feira, António Grilo, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, relatou à Rádio Observador que “a água já está bastante mais baixa”. Ainda assim, “temos de estar expectantes porque existem barragens que ainda não fizeram descargas, como a barragem do Roxo e a barragem do Monte da Rocha”.

Alcácer do Sal. Água baixou, mas Proteção Civil mantém-se “expectante”

“Vamos tentar ver o estado dessas barragens e o que se espera para as próximas horas, porque há um cenário em cima da mesa que tem a ver com a precipitação que se espera para as próximas horas”, acrescentou o autarca.

Até que a situação estabilize, aconselha que se evite “ao máximo que as pessoas se desloquem novamente para as suas casas e negócios”.

A autarquia adiou as eleições presidenciais no concelho, tendo já comunicado essa intenção à Comissão Nacional de Eleições (CNE). A presidente da Câmara da cidade, lamentou, à Rádio Observador, as críticas a este adiamento e fez um convite aos comentadores: “Venham a Alcácer do Sal. Quem está sentado num gabinete não tem noção”.

“Quem está sentado num gabinete não tem ideia. Convido a virem a Alcácer. É impossível fazer eleição”

Clarisse Campos garantiu que não há, para já, condições para realizar eleições “com normalidade e tranquilidade” no concelho e apesar do recuo da água, espera-se uma nova cheia na próxima noite.

O presidente da Junta de Freguesia de Santiago, que abrange a baixa de Alcácer do Sal, disse que a subida das águas do rio Sado é uma situação inédita para grande parte da população e teme que as águas demorem dias a recuar para as margens do rio. Só depois se poderão avaliar os estragos.

Ainda a recuperar da Kristin, Alcácer do Sal assiste às maiores cheias de que há memória, que superam o que era “expectável”

“É uma situação nova para mim e para a maior parte da população. Ninguém imaginava um cenário destes. Está a ser muito complicado”, realçou Duarte Dimas.

[Dezenas de portuguesas, recrutadas numa escola de yoga e tantra em Lisboa, acabaram em sites de sexo na internet. Elas, e mulheres de vários outros países, tinham em comum serem seguidoras de uma seita controlada por um guru manipulador. Ouça o segundo episódio de “Os segredos da seita do yoga”, o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pela atriz Daniela Ruah, com banda sonora original de Benjamim. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.