Os eleitores da Suíça vão decidir, no dia 14 de junho, se o país deve fixar um limite máximo de 10 milhões de habitantes. A proposta, conhecida como “iniciativa de sustentabilidade“, é promovida pelo Partido Popular Suíço (SVP), de direita, e chegou a referendo depois de o partido ter conseguido reunir, em 2024, o número de assinaturas necessário, noticiou a Bloomberg.
Há dois anos, o partido, conhecido na parte francesa da Suíça como União Democrática do Centro e na parte alemã como Partido Popular Suíço, entregou à chancelaria federal (órgão que coordena os trabalhos do Conselho Federal suíço, ou seja, do Governo) 114.600 assinaturas a favor do plano, argumentando que os problemas do país se devem à “imigração descontrolada“. Só dois anos depois é que se irá proceder à votação.
O Governo e o parlamento opõem-se à iniciativa, que pretende travar o crescimento populacional. Ainda assim, uma sondagem realizada em dezembro indicava que cerca de 48% dos eleitores apoiavam a proposta.
Parte do apoio à iniciativa reflete um crescimento do sentimento anti-imigração. “O PIB per capita não cresceu nos últimos três anos e os salários diminuíram”, afirmou Stefan Legge, professor na Universidade de St. Gallen, acrescentando que muitas pessoas “estão hoje em pior situação do que estavam há três anos. E depois procura-se alguém a quem atribuir a culpa“.
A Suíça, atualmente com cerca de 9,1 milhões de habitantes, viu a sua população crescer aproximadamente 70% desde 1960, devido sobretudo à procura de mão-de-obra e à atratividade do país, caracterizada por salários altos e elevada qualidade de vida. O SVP argumenta que a imigração descontrolada tem pressionado as infraestruturas e agravado a escassez de habitação.
Se a proposta for aprovada, o acordo de livre circulação de pessoas entre a Suíça e a União Europeia poderá ser afetado. Várias empresas têm alertado, de acordo com a Bloomberg, que a limitação da imigração poderá dificultar o recrutamento de talento estrangeiro, considerado essencial para setores-chave da economia.
[Gregorian Bivolaru dá todos os passos do manual de manipulação. Mas quem vive no interior da seita vai demorar a perceber. Ouça o terceiro episódio de “Os segredos da seita do yoga”, o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pela atriz Daniela Ruah, com banda sonora original de Benjamim. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e o aqui o segundo.]