1241,1kWh poupados 1241,1 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Secretário norte-americano do Tesouro reúne-se com homólogo russo para debater guerra na Ucrânia

Segundo a comunicação social norte-americana, a reunião centrou-se no plano de paz de Trump para a Ucrânia, mas a Rússia não confirma se esse foi o conteúdo. Membros europeus contestam presença russa.

GettyImages-2292375128
i

dpa/picture alliance via Getty I

dpa/picture alliance via Getty I

O secretário norte-americano do Tesouro, Scott Bessent, encontrou-se com o seu homólogo russo, Anton Siluanov, para debater o plano de paz de Trump para a Ucrânia. A reunião aconteceu à margem da cimeira dos ministros das Finanças e dos governadores dos bancos centrais do G20, que ocorre esta segunda e terça-feira em Asheville, nos Estados Unidos.

“O ministro das Finanças da Rússia está atualmente reunido com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O secretário do Tesouro está a promover o plano de paz de 28 pontos do presidente Trump para a Ucrânia”, afirmou Edward Lawrence, correspondente da televisão norte-americana Fox Business. Após o final da reunião, a CNBC referiu que os dois governantes tinham debatido o tema, mas sem adiantar mais pormenores.

Em novembro de 2025, Donald Trump apresentou um plano de paz para a Ucrânia de 28 pontos, que inclui a cedência de Luhansk, Donetsk e Crimeia à Rússia, e a proibição de adesão à NATO.

“Bom acordo para ambos” ou “capitulação” ucraniana? O que diz o plano dos EUA para um cessar-fogo, ponto por ponto

O Ministério russo das Finanças referiu, por seu turno, que o encontro entre Anton Siluanov e o seu homólogo norte-americano, Scott Bessent, se centrou na cooperação entre os dois países, sem fazer referência à discussão do plano de paz para a Ucrânia. “Foram debatidas questões relativas à cooperação russo-americana no âmbito financeiro, bem como matérias de colaboração no quadro do G20”, referiu o ministério no Telegram.

Já um funcionário ucraniano afirmou ao Kyiv Independent que a Ucrânia “não sabe nada desta reunião”.

A presença russa, a primeira desde a invasão da Ucrânia, em 2022, tem sido contestada pelos membros europeus do grupo, por não ter sido previamente anunciada pela administração Trump. O ministro alemão das Finanças, Lars Klingbeil, e os restantes homólogos europeus ameaçaram boicotar a tradicional foto de grupo se o ministro russo das Finanças aparecesse no evento, refere o New York Times.

Além disso, Klingbeil afirmou aos jornalistas que “repreendeu” Siluanov pela invasão da Ucrânia e pediu o fim da guerra. “Receber o ministro russo das Finanças aqui envia um sinal que eu acho preocupante. Eu teria preferido um posicionamento claro do lado dos Estados Unidos que [Siluanov] não fosse recebido como um convidado regular”, afirmou.

[De regresso a Portugal, Carvalhão Gil garante que não se vendeu aos russos e que nem sequer sabia que o homem com quem foi detido trabalhava para o SVR. Para ele, era só um “parceiro de negócios”. Mas as buscas às casas do espião contam uma história diferente: a PJ encontra milhares de euros escondidos em casacos, gavetas e envelopes; dezenas de documentos secretos espalhados pelas várias divisões; e até um revólver dissimulado numa estante. Já está disponível o quinto episódio do novo Podcast Plus “A Vida Dupla do Espião Traidor”. Pode ouvir no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.