No mesmo dia em que começou o voto antecipado na Califórnia para as eleições intercalares, Donald Trump tornou-se alvo de críticas de políticos e candidatos do estado mais populoso dos Estados Unidos. Em causa estão declarações feitas esta segunda-feira no Nebraska relativamente ao Irão. “Deixem-nos arrasar Los Angeles, deixem-nos arrasar San Diego. É um pequeno preço a pagar”, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

Trump falava aos seus apoiantes numa zona rural do Nebraska sobre as consequências negativas que a guerra contra o Irão está a ter na economia, como o aumento dos preços dos combustíveis e dos fertilizantes. Para Trump, o esforço financeiro exigido aos empresários rurais e agricultores é um pequeno sacrifício para alcançar uma “vitória tremenda”.

“E lembrem-se, com a guerra, é artificial, é um pouco alto, mas é um pequeno preço a pagar. É um pequeno preço a pagar para manter o mundo seguro, para manter o nosso país seguro. Eles podiam arrasar uma cidade. Deixem-nos arrasar Los Angeles, deixem-nos arrasar San Diego. É um pequeno preço a pagar e isto vai acabar muito em breve”, insistiu. “Isto está praticamente acabado, mas vai acabar muito em breve de uma forma ou de outra”, continuou.

Os líderes locais rapidamente reagiram às declarações, tendo a autarca de Los Angeles e o governador da Califórnia classificado as palavras como “perturbadoras” e “perigosas”. “Depois de ter enviado a Guarda Nacional e os fuzileiros para ocuparem a Califórnia, Donald Trump diz agora que os nossos inimigos estrangeiros devem ‘arrasar’ Los Angeles e San Diego”, escreveu o democrata Gavin Newsom, um dos críticos mais vocais do chefe de Estado nas redes sociais.

Mas as críticas não soaram só entre os democratas. Jim Desmond, candidato republicano à Câmara dos Representantes por um distrito próximo de San Diego, distanciou-se das declarações do Presidente. “Nenhuma cidade americana é dispensável e nenhuma família americana deve ser considerada um dano colateral”, escreveu também nas redes sociais.

Já esta terça-feira, a Casa Branca contrariou os relatos noticiosos das declarações, insultando os jornalistas do LA Times que escreveram que “Trump sugere deixar o Irão ‘arrasar’ Los Angeles e San Diego em comício de campanha”. “Não, não sugeriu, seus palhaços. Ele estava a dizer que os EUA estão a lutar para IMPEDIR o Irão de ter a capacidade de arrasar LA e San Diego com uma arma nuclear — algo que eles fariam se tivessem a oportunidade”, pode ler-se numa das contas da presidência norte-americana no X.

[Pela primeira vez em doze anos, Annie regressa finalmente a Lisboa. A revolução está nas ruas e Fernando Silva Pais está preso em Caxias. A filha vai fazer tudo para o tentar libertar, mas também vai aproveitar para festejar — e não só. Já pode ouvir “Uma ‘deusa’ no 25 de Abril”, o quarto episódio de “Os Escândalos de uma Revolucionária”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]