O livro de memórias “M Train”, da escritora e cantora norte-americana Patti Smith, vai ser publicado em Portugal na próxima semana, a 6 de maio, revelou esta terça-feira a editora Quetzal.

Traduzido por Hélder Moura Pereira, o livro mantém o título original na tradução portuguesa, com Patti Smith a recuperar histórias pessoais, revisitando o passado, as viagens, as leituras e convocando referências literárias e artísticas, de Frida Khalo a Jean Genet.

A narrativa de “M Train” começa num café em Nova Iorque, onde Patti Smith se senta com regularidade para escrever, acompanhada de uma chávena de café.

Se em “Apenas Miúdos”, o livro de memórias anterior, Patti Smith relatava a vida em Nova Iorque, no início da idade adulta, ao lado de Robert Mapplethorpe, em “M Train”, paira uma ideia de perda e solidão, com referências à relação com o marido, o músico Fred ‘Sonic’ Smith, que morreu em 1994.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Editado originalmente no outono passado, “M Train” é uma “coleção sublime de histórias verdadeiras sobre a perda irremediável, memória, viagem, crime, café, livros e pensamentos desordenados que nos levam para o âmago de Patti Smith”, como escreveu a revista Vanity Fair.

Em 2015, Patti Smith atuou em três ocasiões em Portugal, para celebrar em palco os trinta anos da edição de “Horses” (1975), o álbum de estreia.

Apelidada de “madrinha do punk”, Patti Smith, de 69 anos, é artista visual, poetisa, ativista e compositora, tendo entrado na música na década de 1970 através do jornalismo, no fervilhante ambiente cultural e artístico de Nova Iorque, onde se cruzou com nomes como Jimi Hendrix, Andy Warhol, Allen Ginsberg e Janis Joplin.

Embora a sua ambição inicial fosse dedicar-se à escrita, como conta no livro de memórias “Apenas Miúdos”, Patti Smith acabou por se tornar mais conhecida através da música. Em 1975, lançou “Horses”, que é considerado um dos álbuns marcantes do início do movimento punk em Nova Iorque.

Além de “Apenas Miúdos” Patti Smith tem editados em Portugal “O mar de coral” (não edições), “Ha! Ha! Houdini” (&etc) e “Witt” (Assírio & Alvim).