Separador_Lisboa

O Alemão da Bica

Rua dos Cordoeiros, 2-4 (Bica). 21 347 0405 / 91 004 4025. Domingo, segunda e quarta das 12h30 às 00h. De quinta a sábado, das 12h30 às 02h

Abriu em fevereiro, numa altura em que o tempo ainda não pedia a frequência da esplanada, vizinha do Elevador da Bica. Agora vai pedindo e ainda bem para o negócio, já que são mais os lugares na rua do que no interior do pequeno bar/petiscaria de Philipp Strootmann, O (real e verdadeiro) Alemão da Bica. Ali, enquanto se faz fotossíntese, podem beber-se cocktails, cervejas alemãs diversas, e, claro, petiscar — pretzels, salsichas e afins — como se se estivesse na Vestfália, a região de onde Phillipp é natural. Mas com um bocadinho mais de sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

alemãobicadr111

Na Bica como na Vestfália, mas com mais sol.
(foto: facebook.com/oalemaodabica)

Água no Bico

Rua das Gaivotas, 8 (Santa Catarina). 91 011 1470. Terça e quarta das 10h às 21h. De quinta a sábado das 10h às 00h. Domingos das 11h às 18h

Entre os princípios da dieta paleolítica não consta, que se saiba, apanhar sol e ar fresco entre garfadas na comida. Mas é isso mesmo que é possível fazer no pátio da única cafetaria de inspiração paleo da cidade, o Água no Bico, que funciona desde janeiro no Polo Cultural das Gaivotas. Além dos pratos criados pelo chef Nuno Carrusca — que abrangem quatro tipos de dieta, paleo, vegan, vegetariana e crudívora — é possível, por exemplo, comer bolos sem glúten ou aproveitar o brunch de domingo: custa 10€ e inclui sopa, prato salgado, sumo natural/vinho/chá frio, doce (que pode ser sem glúten, açúcar ou lactose) e uma bebida quente. Tudo isto sob o olhar atento de um rosto esculpido numa das paredes pelo mestre nessa arte, Vhils.

aguanobico442

A obra de Vhils no pátio do Polo Cultural das Gaivotas, onde fica o Água no Bico.
(foto: © Filipe Teixeira Santos)

Montana Lisboa Café

Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, Porta 20 (Cais do Sodré). 91 967 5160. De segunda a sábado, das 11h às 20h

Já se escreveu sobre o novo Montana Lisboa Café esta semana mas seria injusto deixar a respetiva esplanada de fora desta lista. Porque é um destino óbvio nesta altura do ano, não só pela proximidade do rio e pelo ambiente informal e descontraído, mas também pela qualidade da oferta de comes e bebes: bagels, pão a vapor (o famoso bao), petiscos diversos, café arábica de especialidade, servido de inúmeras formas, ou cervejas artesanais com o selo da Oitava Colina.

MONTANA LISBOA CAFÉ 6096

Não abundam os lugares na esplanada do Montana Lisboa Café. Mas vale a pena lutar por eles. (foto: © Tiago Pais / Observador)

Duque Brewpub

Calçada do Duque, 49-51 (Rossio/Chiado). 21 346 9947. De segunda a quarta das 15h à 00h. De quinta a sábado das 15h à 01h e domingo das 15h à 00h

O Duque, o primeiro brewpub lisboeta, cuja responsabilidade está a cargo dos mestres cervejeiros da Aroeira, abriu esta semana a sua esplanada. Não se espere nada demasiado pomposo, são apenas cinco mesas, dois guarda-sóis e umas quantas cadeiras (Gonçalo). A verdade é que não é preciso mais: do resto tratam as sempre bem-apetrechadas torneiras da chafarica. A esse propósito, no sábado, dia 30 de abril, há um tap takeover da Dois Corvos. Quer isto dizer que as dez torneiras estarão ocupadas por um número igual de cervejas made in Marvila. Dentro ou fora de portas é uma boa oportunidade para fazer uns brindes.

DUQUE TP 225

Os adeptos de cerveja artesanal nacional têm na esplanada do Duque a melhor opção.
(foto: © Tiago Pais / Observador)

Monte Mar Lisboa

Rua da Cintura, Armazém 65 (Cais do Sodré). 21 322 0160. De terça a domingo, das 12h às 23h

Ao contrário de outras esplanadas desta lista, aqui não falta espaço nem lugares sentados: são 150, prontos a ser preenchidos não só por quem queira fazer uma refeição completa à base de peixe (destaque para os famosos filetes de pescada) e marisco — e o Monte Mar é reputadíssimo na matéria — mas também pelos que desejem beber e petiscar qualquer coisa à beira-rio. E mais à beira-rio, sem molhar os pés, era impossível.

MONTE MAR TP20

Vista para o Cristo-Rei, para a Ponte 25 de Abril e 150 lugares sentados: é assim a esplanada do Monte Mar Lisboa. (foto: © Tiago Pais / Observador)

ZeroZero Pizzeria

Rua da Escola Politécnica, 32 (Príncipe Real). 21 342 0091. Todos os dias, das 12h às 00h (sextas e sábados até à 01h)

A ZeroZero abriu no final do ano passado com vários argumentos fortes: uma localização ímpar, no centro do Príncipe Real, uma charcutaria atestada de bons produtos italianos, uma auto-denominada proseccheria, pizzas feitas de massa pré-fermentada e maturada, o que ajuda à digestão, e um pátio que agora é sem sombra de dúvida — mas com sombra do toldo e da vegetação em redor — a sua divisão mais apetecível. Seja para provar as criações de Gianni Rondato, o pizzaoiolo, e Libório Buonocore, o chef, para pedir uma tábua dos queijos e enchidos que se vendem à entrada ou, simplesmente, para explorar a carta de cocktails à base de prosecco.

ZEROZERO PIZZARIA PÁTIO TP1

O pátio da ZeroZero esteve fechado nas primeiras semanas de vida do restaurante, mas nesta altura já está a ser utilizado a todo o gás. (foto: © Tiago Pais / Observador)

Miss Jappa

Praça do Príncipe Real, 5A. 21 137 9763. De terça a domingo, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 00h. Sábado (até à 01h) e domingo (até à 00h) funciona sem interrupções

Pode parecer irónico que um artigo que fale em aproveitar o sol apresente uma fotografia noturna de uma das esplanadas. Infelizmente, não havia outra. Cabe, portanto, a quem lê imaginar o pequeno mas simpático pátio das traseiras do Miss Jappa iluminado pelo sol destes dias. E, já agora, aproveite-se também para imaginar as mesas cheias de comida japonesa — que tanto pode ser sushi como petiscos diversos — saída das mãos sábias da chef Anna Lins e acompanhada por cocktails criados por Dave Palethorpe do vizinho Cinco Lounge. De notar que aos fins de semana, o restaurante funciona em horário contínuo por isso nem sequer é preciso respeitar os períodos das refeições. Basta aparecer. MISS JAPPA TP9

Separador_Porto

A Burguesa

Via Castelo do Queijo, 395 (Matosinhos). 22 496 7328. Todos os dias, das 10h à 00h (sexta e sábado até às 02h)

Sem rodeios: sim, é mais uma hamburgueria (dita) gourmet. Só que A Burguesa abriu em março com uma vantagem geográfica em relação a muitas outras, que é o facto de permitir aos clientes uma refeição com vista privilegiada para a praia. Com morada no Edifício Transparente, bem ao lado do Castelo do Queijo, a esplanada é farta e os clientes podem refrescar-se com limonadas, sumos naturais, sangrias e, não menos importante, comer uma das várias sobremesas, nachos ou hambúrgueres disponíveis.

hamburgueria a burguesa matosinhos

Esta é a vista de quem se senta na esplanada d’A Burguesa. © Divulgação

Moules & Jugs

Rua Miguel Bombarda, 216 (Cedofeita). 22 201 2017. De terça a domingo, das 12h30 à 00h30

Quem entra no primeiro espaço que o grupo Moules abriu no centro do Porto sente-se tentado pelos mexilhões e as batatas fritas, claro. Mas depois de se conhecer a esplanada, esta passa a ser também uma das suas principais atrações. Para além das árvores floridas, tem baloiços para as crianças ficarem entretidas. Já os adultos podem sentar-se numa das muitas mesas disponíveis, à volta de mexilhões, sim, mas também de jarros de sumos naturais, limonada e chá gelado com maçã e canela, de espumante, de sangria banca e tinta feita com vinho Terras d’Alter. Todas as semanas há quatro jarros diferentes, dois com álcool e dois sem álcool.

3 fotos

Antiqvvm

Rua de Entre Quintas, 220 (junto ao Palácio de Cristal). 22 600 0445. De terça a quinta das 12h às 23h. Sexta e sábado das 12h à 00h. Domingo das 12h às 19h

Cozinha de autor, extensa carta de vinhos, vista de cortar a respiração. Não se pedia menos para o novo restaurante do Solar do Vinho do Porto. O Antiqvvm tem a mão certeira de Vítor Matos, chef com Estrela Michelin que esteve à frente do Largo do Paço, em Amarante. Na sua primeira primavera, o Antiqvvm vai assistir, certamente, à disputa pelas poucas mesas da esplanada. Olhando para a fotografia, é fácil de ver as razões.

antiqvvm porto esplanada

Estas cinco mesas vão ser muito concorridas com a chegada do calor. E é fácil perceber porquê. (foto: © Mário Cerdeira / Divulgação)

Alibi

Rua do Campo Alegre, 553 (Campo Alegre). 22 404 7154. De segunda a quinta, das 12h à 00h. Sexta das 12h às 02h. Sábado das 10h às 02h. Domingo das 10h à 00h

“Dar ao dente, molhar a palavra” é o lema do novo projeto de José Carlos Tinoco, proprietário dos míticos Triplex e Labirintho. Ao lado de Fernanda Agathão e José Carlos Gonçalves, abriu na semana passada o Alibi, onde um restaurante, um bar e uma cafetaria convivem num edifício do século XIX, com ambiente que se quer sereno.

Lá fora, a esplanada conta com 32 lugares — que deverão crescer em breve –, rodeados de camélias, um pinheiro e cedros da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A música clássica de Schumann e Chopin alterna com jazz, ópera ou músicas do mundo, e toca baixinho. Não é um cat café, como aquele que abriu recentemente em Lisboa, mas José Carlos Tinoco garante ao Observador que os felinos passam por ali habitualmente. Só não se podem sentar, nem pedir um copo de vinho, sangria (há tinta, branca e de espumante), cerveja, a limonada ou um dos sumos naturais. Esses são só para os clientes.

restaurante alibi porto

Com uma semana de vida, o Alibi ainda vai crescer. No pátio que não se vê haverá mais mesas, com almofadas e um jardim. (foto: © Sara Otto Coelho / Observador)

Árvore Restaurante

Rua Azevedo de Albuquerque, 1 (Passeio das Virtudes). 91 954 4881. De segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h as 23h30

Em setembro, bem no final da época alta das esplanadas, a Cooperativa Árvore resolveu inaugurar a sua. Mas é nesta primavera / verão que as mesas rodeadas de árvores e com vista sobre o Douro vão entrar no roteiro de quem gosta de comer um petisco ou beber um copo calmamente num jardim. Com uma grande novidade: a partir da próxima semana, o Observador sabe que vai começar a funcionar uma carta específica para a esplanada que, até agora, estava limitada ao serviço de bebidas.

2 fotos