Pedro Filipe Soares vai avançar com uma candidatura à liderança do Bloco de Esquerda na próxima Convenção, de novembro. O deputado bloquista, que estará em rutura com a atual liderança de Catarina Martins e João Semedo, vai apresentar a sua moção política de candidatura esta terça-feira.

De acordo com um comunicado enviado às redações, a apresentação da moção política intitulada ‘Moção Bloco Plural’ vai ser feita esta tarde, às 15 horas, na sede do partido. O deputado deverá propor uma nova organização da direção do Bloco de Esquerda, pondo desta forma em causa a atual liderança bicéfala.

A Convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de novembro, sendo hoje o último dia possível para apresentar moções à Convenção. Catarina Martins e João Semedo, subscritores da outra moção, deverão apresentá-la formalmente também esta terça-feira.

O líder da bancada parlamentar é afeto à ala bloquista da Esquerda Alternativa, com origem na UDP, que tem divergências com a tendência socialista enveredada por Catarina Martins e João Semedo. A bancada do Bloco, composta por oito deputados, está atualmente dividida entre as duas tendências, com Pedro Filipe Soares, Luís Fazenda, Helena Pinto e Mariana Aiveca de um lado, e João Semedo, Catarina Martins, Mariana Mortágua e Cecília Honório, do outro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR