Ferruccio Lamborghini nasceu a 20 de Abril de 1916. Teria, portanto, feito este ano 100 anos. A marca que fundou, e que é identificada pelo seu apelido, não quis deixar de assinalar a data. E não fez por menos: para isso criou o Centenario LP 770-4, tão só o seu mais potente modelo de sempre.

Quando revelou o Centenario LP 700-4 ao mundo, no passado mês de Março, no Salão de Genebra, a Lamborghini não se limitou a dar a conhecer as suas características. Informou, também, que o modelo iria ser produzido em apenas 40 unidades – 20 coupés e 20 roadsters. E que, apesar dos preços, antes de impostos, começarem em 1,75 milhões de euros, todos os exemplares do Centenario tinham já comprador definido. É compreensível: além de ser uma verdadeira peça de colecção, este superdesportivo exibe atributos a que é impossível os amantes dos automóveis ficarem indiferentes.

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O chassi e a carroçaria em fibra de carbono garantem-lhe um peso de apenas 1520 kg, apesar dos seus 4924 mm comprimento, para uma altura de 1143 mm. A aparência exterior é impressionante, fruto das formas extremamente afiladas, quase “cortantes”, sublinhadas pelas jantes de 20” na frente e de 21” atrás, ou pelas portas de abertura vertical, típicas dos modelos com motor V12 da casa de Sant’Agata Bolognese.

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Motor V12 esse que está, obviamente, montado em posição central traseira, sob uma cobertura transparente, para que possa a ser admirado a partir do exterior. Naturalmente aspirado, possui 6,5 litros de capacidade e é capaz de oferecer 770 cv de potência e 690 Nm de binário máximo, o que não só faz do Centenario o modelo de produção mais potente de sempre da Lamborghini, como lhe confere uma excepcional relação peso/potência de somente 1,97 kg/cv.

Como seria de esperar, as exuberantes prestações são outro dos grandes destaques do Centenario: os 0-100 km/h cumprem-se em 2,8 segundos, os 0-200 km/h em 8,6 segundos, os 300 km/h são atingidos ao fim de não mais do que 23,5 segundos e, continuando-se a acelerar, a velocidade máxima vai para lá dos 350 km/h. Para lidar com valores desta natureza, a Lamborghini dotou o modelo do seu mais evoluído argumentário técnico, incluindo o deflector traseiro retráctil (que se eleva até 150 mm e pode rodar até 15º, para aumentar a carga sobre o eixo traseiro), a suspensão activa, o sistema de tracção integral permanente, os travões carbocerâmicos e o sistema de direcção integral, em que o eixo traseiro também roda, para conferir ao Centenario uma maior estabilidade e agilidade.

Convencido? Será, porventura, mais difícil não o ficar do que cruzarmo-nos com um Centenario na via pública… Por isso, o melhor mesmo é não perder o primeiro vídeo em que é possível observar a genial criação da Lamborghini em testes dinâmicos. Clique e desfrute!

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