Rui Moreira convocou a sua comissão política para discutir e avaliar o apoio do PS à sua recandidatura como presidente da Câmara Municipal do Porto. O encontro, convocado com carácter de urgência para esta quinta-feira, acontece depois de Ana Catarina Mendes, secretária-geral ajdunta do PS, ter afirmado, em entrevista ao Observador, que uma vitória de Rui Moreira será “uma vitória do PS”, uma declaração que caiu muito mal entre os apoiantes do autarca.

[jwplatform rZHqgnOD]

A informação sobre o encontro desta noite foi avançada pelo Expresso e confirmada por Nuno Santos, assessor de Rui Moreira, ao Observador. No entanto, o responsável pela comunicação do autarca portuense limitou-se a revelar que a reunião serve para “analisar a situação política atual”.

Ainda assim, e segundo apurou o Observador junto de fontes da equipa de Rui Moreira, não está excluída a hipótese de o movimento independente vir a enjeitar o apoio socialista à recandidatura do autarca. Independentemente do que acontecer nesta reunião, o apoio do PS a Rui Moreira será avaliado. Uma fonte do PS do Porto diz ao Observador que há socialistas portuenses “preocupados porque não sabem nada” do que vai acontecer nas listas. Este dirigente socialista recorda que o PS tem três vereadores e diz achar que Rui Moreira “está a fazer um número para ganhar espaço de manobra.” O mesmo socialista interpreta as palavras de Ana Catarina Mendes como uma forma de mostrar que compreendeu preocupação dos militantes e de os “tentar tranquilizar”. E acrescenta: “Rui Moreira ainda não percebeu que está na política”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ana Catarina Mendes: a vitória de Rui Moreira no Porto “será uma vitória do PS”

Na entrevista ao Observador, Ana Catarina Mendes afirmou que, dado o apoio dos socialistas à candidatura de Rui Moreira, o PS “está absolutamente convicto de que terá representação forte nessa lista“. Uma ideia que a mesma Ana Catarina Mendes já tinha deixado, em entrevista ao Expresso, quando afirmara que o PS terá uma “representação forte” nas listas. A guerra de palavras tinha começado depois dessa entrevista ao semanário, quando o mesmo Nuno Santos, em representação de Rui Moreira, declarou o seguinte:

Rui Moreira fará as suas listas de acordo com critérios de competência e conhecimento das pessoas nas respetivas áreas. Não vamos ter jobs for the boys na Câmara do Porto, e isto é tanto para o PS como para o CDS”.

Entretanto, confrontada com as declarações de Nuno Santos durante a entrevista emitida esta quarta-feira de manhã via Facebook e via streaming no Observador, Ana Catarina Mendes preferiu não comentar e insistiu na ideia inicial: “Não sei o que é que isso quer dizer, não comento uma afirmação cujo significado não percebo neste contexto. Volto a dizer: o PS apoia a candidatura de Rui Moreira e está absolutamente convicto de que terá representação forte nessa lista”.

Esta quinta-feira, em entrevista à agência Lusa, a socialista admitiu que as suas palavras podiam ser mal interpretadas e tentou fazer uma contenção de danos em relação ao que tinha afirmado ao Observador: a vitória de Rui Moreira será de Rui Moreira, mas “será também festejada pelos militantes socialistas”.

A reincidência da secretária-geral adjunta criou um enorme mal-estar no núcleo duro de Rui Moreira, sabe o Observador. Se a primeira afirmação ao Expresso já tinha sido considerado muito infeliz, a repetição da mesma ideia ao Observador com um acrescento — o de que a vitória de Rui Moreira será também a vitória do PS — fez perder a paciência dos apoiantes do presidente da Câmara do Porto.

Uma fonte da equipa do autarca lembra ao Observador que nem António Costa, nem Manuel Pizarro, vereador e possível número dois de Rui Moreira no próximo executivo, pediram um lugar que fosse. E repete o aviso: não pode haver essa contabilidade, não há qualquer negociação possível e não estão lugares à venda.

De resto, são ainda sublinhadas as diferenças em relação ao comportamento dos dirigentes do CDS, que, apesar de terem apoiado Moreira nas primeiras eleições e de o fazerem agora também, nunca terão reclamado qualquer tipo de representatividade nas listas.

O próprio Rui Moreira já tinha afirmado em entrevista ao Público que irá “apresentar uma lista constituída por pessoas que, independentemente do espectro partidário, possam desempenhar as tarefas que considero necessárias para o próximo mandato”.

No programa Quadratura do Círculo, as palavras de Ana Catarina Mendes também mereceram um breve comentário de António Lobo Xavier: “O PS anda a falar demais, aliás, ainda agora falou das eleições no Porto de forma atalbalhoada e preocupante. Portanto, há muita gente a falar.”

Manuel Pizarro: declarações de Ana Catarina Mendes foram um “equívoco”

O presidente da federação socialista do Porto, Manuel Pizarro, já reagiu à controvérsia entretanto gerada. Em declarações ao Público, o vereador reconheceu que as declarações de Ana Catarina Mendes ao Observador “foram apenas um equívoco”, que aliás “já foi corrigido pela secretária-geral adjunta do PS, na entrevista à Lusa”.

Manuel Pizarro insiste, de resto, que neste “apoio do PS ao dr. Rui Moreira não há nenhuma negociação de lugares nas listas”, admitindo que será “natural” se nas listas constarem “pessoas do PS” , “independentes e muitas pessoas de outros partidos”. Quanto à composição dessas listas, o socialista foi claro: “Pertence apenas ao dr. Rui Moeira e não há nenhuma negociação de lugares”.

“Reconhecemos a absoluta independência do dr. Rui Moreira com a qual convivemos muito bem os últimos quatro anos e estamos convencidos de que podemos continuar a conviver”, afirmou ainda Manuel Pizarro.

Em declarações ao Observador, Tiago Barbosa Ribeiro, presidente da concelhia do PS/Porto, prefere não comentar concretamente a reunião desta quinta-feira, e tenta normalizar o encontro dos apoiantes de Rui Moreira: “Pelo que sei, essas reuniões acontecem tanto quanto sei com alguma regularidade”.

Quanto ao resto, o socialista também reiterou que o PS/Porto “não faz depender o apoio do PS de qualquer tipo de negociação de lugares ou de contas de mercearia” e não pretende “usurpar o carácter independente” da candidatura de Rui Moreira. E mais uma vez, assegurou Tiago Barbosa Ribeiro, o PS/Porto “tem muito orgulho” do mandato do autarca e do trabalho desenvolvido conjuntamente com o PS desde 2013.

O Observador tentou contactar Ana Catarina Mendes antes da publicação deste texto, mas não obteve resposta.