O preço do petróleo continua a cair e já baixou, no caso do barril de Brent que é o referencial para a Europa, para menos de 80 dólares por barril, a primeira vez que passa esta barreira em quatro anos.

As condições geoestratégicas até apontariam, em condições normais, para que o preço do petróleo estivesse a subir mas o aumento da produção por parte dos Estados Unidos está a provocar o efeito contrário.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai se reunir em Viena no dia 27 deste mês, numa altura em que ainda resiste a cortar a produção, o que faria aumentar os preços.

Venezuela, Líbia e Equador estão em grandes dificuldades devido à elevada dependência das suas economias da exportação de produtos petrolíferos e gás e já pediram medidas para parar as quedas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com isto, o preço descia para os 79,48 dólares às 10:54, o valor mais baixo desde setembro de 2010.

A Agência Internacional de Energia já advertiu que a oferta de petróleo vai cair, mesmo com o boom dos Estados Unidos, que pode em breve passar a maior produtor de petróleo do mundo, e que a procura será superior em 15% em 2040, comparando com os níveis de 2013.

Para poder aumentar a produção para satisfazer esta procura, diz a agência, seria preciso um investimento de 721,5 mil milhões de euros por ano, algo que considera improvável.