Por vezes o desporto pode ser a forma mais fácil de construir pontes e os Jogos Olímpicos de Inverno, que se realizam a partir do próximo mês em PyeongChang, ficarão para sempre com esse simbolismo: após um período de grande tensão política durante mais de dois anos, o encontro entre Coreia do Sul e Coreia do Norte deu os primeiros frutos e Pyongyang anunciou que irá marcar presença no evento desportivo em território sul-coreano.

A decisão foi anunciada pelo vice-ministro da Unificação do Sul, Chun Hae-sung, no final de um encontro de cerca de duas horas e meia que representou a primeira ronda de conversações entre os dois países após um longo divórcio com uma delegação norte-coreana. O país liderado por Kim Jong-un enviará à competição não só atletas mas também altos funcionários, artistas e inclusivamente uma claque de apoio. Por responder fica uma outra sugestão da Coreia do Sul, que avançou com a hipótese de desfilarem juntos na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Esta ronda de negociações na cidade fronteiriça de Panmunjom teve ainda outros dois temas paralelos em cima da mesa: a possibilidade de haver uma reunião entre as principais cúpulas militares de ambos os países para reduzir a tensão gerada pelo programa nuclear norte-coreanos e “um encontro de famílias separadas pela guerra” a propósito do Ano Novo asiático, em fevereiro, como explica o El País citando outros órgãos de informação internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa perspetiva mais política, o The New York Times destaca que alguns analistas entendem que a célebre frase de Kim Jong-un sobre o botão nuclear na sua mesa (um conceito que por acaso nem existe, mas funcionou como uma espécie de ameaça retórica) teve como principal objetivo aumentar a vantagem em futuras e possíveis conversas com Washington, mas quer o presidente americano Donald Trump, quer o secretário de Estado Rex Tillerson destacaram que as conversações entre as duas Coreias é um sinal de que a tática de isolar o país de Kim Jong-un está a funcionar.

Trump diz estar disponível para falar ao telefone com Kim Jong-Un

De referir que esta será a primeira vez que a Coreia do Norte participa na competição (a primeira foi em 1964) em oito anos. Em relação aos Jogos Olímpicos de Verão, o país foi a todas as edições desde 1972 à exceção dos boicotes de 1984 (Los Angeles) e 1988 (Seul). Para já os únicos participantes do país deverão ser Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik, na patinagem artística (embora não tenham sido cumpridos os prazos de inscrição, deverão ser autorizados a participar no evento).

No seguimento do histórico encontro, o Washington Post explica também que a dupla de atletas norte-coreanos tem estado a treinar em Montreal desde o verão, no Canadá, com o treinador Bruno Marcotte, competindo na Alemanha e na Finlândia em 2017. Numa das atuações, Ryom Tae-ok e Kim Ju-sik utilizaram uma versão instrumental da música “A Day in the Life” dos Beatles.