O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, decidiram participar cimeira de Minsk, na Bielorrússia, para “tentar tudo, até ao fim”, com vista a uma solução para a crise ucraniana.
Fonte do Palácio do Eliseu (França) disse à agência AFP que, após uma conversa telefónica em que fizeram um “rápido ponto da situação” sobre a crise ucraniana, os dois dirigentes decidiram deslocar-se hoje à capital bielorrussa para se encontrarem com os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Porochenko, num derradeiro esforço para encontrar uma solução diplomática para o conflito.
O chefe de Estado ucraniano decidiu participar na quinta-feira na cimeira europeia em Bruxelas para fazer um balanço da situação no seu país, um dia depois da reunião de Minsk, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
“O Presidente Porochenko vai dar-nos conta dos desenvolvimentos na Ucrânia”, escreveu Tusk numa carta/convite aos chefes de Estado e de Governo para a cimeira de quinta-feira.