Foi a última decisão em França para combater a anorexia: as modelos excessivamente magras vão deixar de desfilar ou terão uma multa que pode chegar aos vários milhares de euros. A medida foi aprovada esta sexta-feira pela Assembleia Nacional e faz parte de um pacote de medidas de saúde que inclui outras alterações, incluindo novas regras para os solários.

A medida agora aprovada proíbe que pessoas com índices de massa corporal excessivamente baixos trabalhem como modelos. Para que uma mulher possa desfilar numa passerelle ou possa fazer uma sessão como modelo tem de pesar pelo menos 55 kg, se tiver uma altura de 1,75 metros, por exemplo. Os restantes valores serão proporcionais.

A proposta partiu de um deputado, mas teve o consentimento do governo e foi aprovado pelos socialistas. Na intenção desta proposta está a luta contra a anorexia e por isso haverá multas pesadas para quem desrespeitar a lei. De acordo com o projeto que foi aprovado, quem violar a lei pode ser castigado com multas até 75.000 euros e até seis meses de prisão. Isto porque foi aprovado o crime de incitação à magreza excessiva.

“Estas sanções terão um efeito regulador do setor”, disse o deputado Olivier Vèran, do PS, responsável pelo projeto.

Ora, o setor não gostou da medida. Em França, a indústria da moda tem um grande peso. Uma das associações do setor, a SYNAM, que representa 40 agências de moda e de modelos considerou a medida grave uma vez que “confunde a anorexia e a magreza das modelos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR