A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu sexta-feira a negociação das ações do Banco Espírito Santo e do Espírito Santo Financial Group até à divulgação de informação relevante sobre a saída de Ricardo Salgado da liderança do banco.

“O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214.º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários, a suspensão da negociação das ações do Banco Espírito Santo, S.A., e do Espírito Santo Financial Group, S.A., até à divulgação de informação relevante sobre os emitentes”, anunciou hoje a CMVM, antes da abertura do mercado.

Ontem, a CMVM já tinha dito que queria que o Banco Espírito Santo (BES) esclarecesse, antes da abertura da bolsa na sexta-feira, se se confirmavam as notícias da saída de Ricardo Salgado da liderança do banco. “A CMVM entende serem necessários esclarecimentos do emitente [BES] antes da reabertura do mercado”, adiantou à agência Lusa fonte oficial do supervisor do mercado português.

A edição ‘online’do jornal Expresso avançou na quinta-feira que a administração do BES, liderada por Ricardo Salgado, vai renunciar ao seu mandato e que poderá haver hoje uma convocatória de assembleia geral para o efeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o jornal, o atual presidente “abdica da liderança, mas quer ficar num novo comité estratégico” do BES.

A Lusa tentou, sem sucesso, apurar junto de fontes oficiais do banco se as informações sobre a saída iminente de Salgado da presidência executiva do BES são verdadeiras.

O Grupo Espírito Santo (GES), que detém, entre outros ativos financeiros e não financeiros, o BES e a seguradora Tranquilidade, viveu, no final do ano passado, uma luta de poder e foram mesmo tornadas públicas as desavenças entre Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi, apontado para suceder a Salgado.

A 11 de novembro de 2013, os dois primos emitiram uma declaração conjunta a anunciar um entendimento sobre o processo de sucessão na liderança do grupo.

Já na semana passada, questionado pela agência Lusa sobre se cumprirá o seu mandato até ao fim (termina em 2015), Ricardo Salgado preferiu não “entrar agora nesse capítulo”.

Certo é que a saída de Salgado da presidência do banco tem sido tema recorrente na comunicação social, isto, numa altura em que o GES passa por um processo de transformação, de forma a tornar a estrutura mais simples e responder a recomendações do Banco de Portugal.

Com as alterações, a Rioforte (que detém a área não financeira) deverá passar a ser a ‘holding’ central do grupo, ficando sob a sua alçada a parte financeira do grupo (BES, BES Investimento e seguradora Tranquilidade, hoje na alçada do Espírito Santo Financial Group), assim como as áreas não financeiras.

O BES concluiu recentemente um aumento de capital, de 1.045 milhões de euros, que foi totalmente subscrito com a procura a superar a oferta, tendo os resultados sido anunciados a 11 de junho. As novas ações começaram a ser negociadas a 17 de junho.

O objetivo da operação foi reforçar os rácios de capital do banco, que será um dos bancos portugueses submetido aos exercícios do Banco Central Europeu (BCE).