Rui Rio ainda não decidiu se avança ou não para Belém. A notícia tinha sido avançada pela SIC e dava como certo que o ex-presidente da Câmara do Porto iria mesmo ser candidato às presidenciais de 2016. Agora, Rio vem pôr água na fervura e garantir que a notícia “não tem qualquer fundamento”.

Num comunicado escrito pela pena do social-democrata, que o Diário de Notícias revelou, Rui Rio desmentiu a informação de que já teria tomado uma decisão sobre a corrida a Belém. “Ao contrário do que foi noticiado, não decidi nada relativamente às eleições presidenciais, pelo que, a notícia em causa, não só me é totalmente alheia, como também não tem qualquer fundamento”.

Se é verdade que Rui Rio não confirma a sua pretensão de vir a suceder a Cavaco Silva, também não a nega. Apenas voltou a empurrar a questão para o futuro. “Se algum dia eu decidir uma candidatura, tal como no passado, serei eu próprio que em devido tempo a divulgarei de forma clara e direta – sem recurso a outras fontes, sejam elas próximas, anónimas ou bem informadas”, garantiu, dizendo ainda que este tipo de notícias o “entristece”.

O portuense continua, assim, a alimentar um tabu em torno do seu futuro político, numa altura em que há cada vez mais vozes que o dão como o candidato ideal da direita às presidenciais. Mas a hipótese de ser Rio a suceder a Passos na liderança do partido também colhe alguns apoios no interior do PSD, pelo que futuro do ex-presidente da Câmara do Porto é, ainda, uma incógnita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR