786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Blatter saiu, os futebolistas reagiram no Twitter

Este artigo tem mais de 5 anos

Após a demissão de Joseph Blatter, foram muitos os futebolistas e ex-futebolistas que opinaram sobre a saída do (ainda) presidente da FIFA. Num ponto, todos convergem: já vai tarde.

i

MOHAMED MESSARA/EPA

MOHAMED MESSARA/EPA

Logo aquando da reeleição de Joshep Blatter (e mesmo quando se soube da sua intenção em recandidatar-se pela sexta vez ao cargo de presidente da FIFA) foram muitos os futebolistas, alguns no activo, outros retirados dos relvados, que se insurgiram contra o suíço de 79 anos. A sua demissão, esta terça-feira, e como não poderia deixar de ser, foi motivo mais do que suficiente para que os rostos conhecidos “da bola” reagissem no Twitter — a rede-social por eleição de todos eles.

E há reacções de todos os tipos. Se há os que são profundamente irónicos, também há os mais sérios, que exigem uma reformulação total da organização que gere o futebol mundial. Mas vamos começar pelos que já pensam na sucessão de Blatter, que, diz a FIFA, só deve acontecer lá para dezembro — ou depois.

Um deles é Rio Ferdinand — ex-Manchester United, que nem há uma semana anunciou a sua retirada do futebol, depois de uma temporada no Queens Park Rangers — e quer ver o vice-presidente da Federação Inglesa, David Gill, a concorrer ao cargo. Um outro ex-internacional inglês e capitão do Manchester United, Gary Neville, numa altura em que se especula sobre a possível candidatura do presidente da UEFA, Michel Platini, ao cargo, é lacónico e reage assim:

Mas o primeiro lugar da ironia é para um inglês, sim, que também é Gary, mas Gary Lineker, tão certeiro no Twitter como o foi nos idos tempos de ponta-de-lança. E fê-lo em dose dupla…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto aos futebolistas ainda no activo, o capitão do Manchester City, o belga Vincent Kompany, quer ver alterado o sistema de votação (que o Observador já esmiuçou aqui),  uma alteração que, diz, “trará de volta a ética” ao futebol. Num registo igualmente sério, o ex-internacional francês Louis Saha até elogia o trabalho de Blatter à frente da FIFA, mas pede uma “nova era” em Zurique.

Terminamos com os “justiceiros”. E se Graeme Le Saux, de quem hoje já poucos se recordam, mas foi internacional inglês e fez a ala esquerda do Chelsea quando o clube não era a potência que é hoje, deseja ver Blatter detido…

…um craque brasileiro, bem mais planetário (e talentoso) que Le Saux, Romário, não falou no Twitter, mas no Facebook. O início da mensagem diz tudo: “Melhor notícia dos últimos tempos!” Pelo meio, pede que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (que não foi detido, mas viu o antecessor, José Maria Marin, ser preso em Zurique), também renuncie.

Melhor notícia dos últimos tempos! A renúncia de Joseph Blatter ao cargo de presidente da FIFA representa o início de...

Posted by Romário Faria on Terça-feira, 2 de Junho de 2015
Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora