O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai realizar uma reunião de emergência na quinta-feira sobre a escalada de violência entre Israel e o movimento Hamas, anunciou hoje a presidência daquela entidade.

O encontro vai começar às 10:00 locais (15:00 em Lisboa) e contará com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que irá apresentar as informações mais recentes sobre a situação do conflito no terreno. Seguidamente decorrerão, à porta-fechada, consultas entre os 15 membros das Nações Unidas. O encontro foi marcado na sequência de um pedido feito por enviados árabes à região.

Durante uma conferência de imprensa na sede das Nações Unidas, Ban Ki-Moon manifestou-se “alarmado” com o aumento da tensão em Gaza e pediu a “máxima contenção” a todas as partes envolvidas no conflito. “Estou alarmado com a nova onda de violência (…). Gaza está por um fio”, acrescentou o secretário-geral da ONU, que também sublinhou que o risco de extensão da violência “é real”. “Gaza e toda a região não podem enfrentar outra guerra de grande escala”, sublinhou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR