Índice

    Índice

Às primeiras horas do dia, ainda sem que o sol tivesse nascido, a placa de sinalização que dá conta da chegada à freguesia de A-dos-Francos, no concelho de Caldas da Rainha, é apenas um elemento que nos ajuda a perceber que chegámos ao nosso destino. Logo a seguir surgem as primeiras árvores enfeitadas com tiras de tecido cor de rosa que rodeiam parte do tronco e formam uma espécie de corredor de honra até chegar à rotunda principal da vila. Suspensa destaca-se uma bicicleta iluminada que tem como pano de fundo uma tarja — com a mesma cor das fitas que enfeitam as árvores — e de onde sobressai a fotografia do novo herói nacional: “João Almeida, A-dos-Francos está contigo”, lê-se.

Foi aqui que o líder da classificação geral do Giro de Itália, a prova que destaca a liderança com o tal rosa na camisola em vez do habitual amarelo, passou a infância e começou a dar as primeiras pedaladas. Nos cafés da vila a rotina vai-se mantendo dentro da normalidade, mas quando há prova todos param em frente à televisão para ver o filho da terra competir: “Tem sido uma alegria e uma excitação enorme para todos nós. Acho que estamos todos a receber este feito com muito orgulho e nem podia ser de outra forma”, diz Mónica Pereira, uma das habitantes de A-dos-Francos que conviveu com o ciclista português e que agora se habituou a vê-lo destacar-se nos jornais e na televisão.

Freguesia pinta-se de rosa, a côr da camisola do líder do Giro

O epicentro da euforia local tem-se concentrado na Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos, um sítio que João Almeida conhece bem, uma vez que fez parte do rancho local. Tal como também fez parte do clube de futebol da terra, onde foi treinado pelo homem que hoje é o presidente da junta de freguesia e grande impulsionador da onda rosa que a vila vive: “Avançámos com esta iniciativa de colorir a vila com a cor que o João tem vestido ao longo dos últimos 13 dias porque acreditamos que isso pode ser um estímulo para ele enfrentar as etapas que faltam”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.