A notícia começou a circular num blog da imprensa cor de rosa, depois de o apresentador e comentador social Adriano Silva Martins revelar os detalhes num programa de comentário sobre a vida dos famosos de um dos canais de cabo da TVI, o V+. Minutos depois, uma rápida pesquisa online fez perceber que o suspeito já tinha tratado de apagar todas as redes sociais. Desapareceu. Ao mesmo tempo, já não constava da lista de colaboradores da agência. O que se seguiu foi um dia de silêncio público e completo choque e consternação nos bastidores. Manuel Santana Lopes, amigo íntimo de dezenas de figuras públicas, o chefe de operações da Notable, a mais prestigiada agência do país, terá desviado cerca de 300 mil euros em comissões a dois agenciados com quem até então mantinha uma relação quase familiar.
Frequentava os círculos mais íntimos da família Patrocínio, participava em fins de semana no Alentejo e foi padrinho do casamento de Rita Patrocínio com o ator Tiago Teotónio Pereira, em setembro de 2023. Mas nos últimos três anos terá desviado tranches de comissões destinadas a Carolina Patrocínio, irmã de Rita, e ao próprio Tiago Teotónio Pereira, mas possivelmente também a outros agenciados, em valores que, de acordo com a SIC, chegam a 300 mil euros. “Sermos enganados por quem nos é próximo e tem a nossa confiança é ser roubado duas vezes. E dói duas vezes mais”, reagiu Carolina Patrocínio, um dia depois de o esquema ser tornado público e apenas alguns minutos depois de a própria Notable confirmar a informação. A apresentadora assume ter sido confrontada com “o pior da natureza humana”, mas afirma que vai continuar a confiar nas pessoas, “com a certeza de que são os bons exemplos que vão perdurar no tempo e não os infratores — esses, nunca passarão da vulgaridade“.
Depois da confirmação da Notable e da reação de Carolina Patrocínio, a figura mais mediática agenciada pela Notable também se manifestou, durante a crónica criminal do programa da manhã da TVI. “Trabalhei com este rapaz durante oito anos. Eu conheci este rapaz“, enquadrou Cristina Ferreira em direto. A relação entre os dois era também muito próxima, sendo Manuel um dos convidados dos jantares de aniversário íntimos que a apresentadora costuma dar todos os anos, por exemplo. “O Manuel foi das pessoas mais profissionais que eu já conheci nestes meus 20 anos. Não sou eu que o digo, dizem todas as pessoas que com ele trabalharam. O choque para todos foi maior por isso. Porque ele seria a última pessoa que nós diríamos que faria isto. Aliás, eu falo com quase todos os agenciados, o choro e choque está presente no meio de todos porque ele se tornou amigo pessoal de muitos, de fazer parte da casa de todos eles. E se alguém nos dissesse que isto podia acontecer, nunca seria com este rapaz. Reconheço no Manuel o melhor profissional, uma coisa parece que não bate com a outra”, assumiu a apresentadora, desvendando um pouco de como o meio dos famosos recebeu a notícia.
“Estamos a falar de um jovem de 30 e poucos anos que eu acho que destruiu a vida por completo”, afirmou Cristina Ferreira, não escondendo que ainda acredita na recuperação de Manuel Santana Lopes. “Devo confessar que estive dois ou três dias sem saber o que fazer e se havia sequer de enviar uma mensagem à pessoa e eu enviei por isto, porque conheci o lado bom. Acredito mesmo que ele, usando o lado bom, ainda pode chegar a um bom destino. Ontem falava com o Pedro Teixeira, que era amigo pessoal dele, e que dizia: ‘Um amigo meu, mesmo que tivesse matado outro, não deixava de ser amigo’. Tem é de ser condenado por aquilo que fez”.
▲ Manuel Santana Lopes com Cristina Ferreira e Inês Mendes da Silva. Ao lado, com os padrinhos no casamento de Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira
Os contornos do esquema
De acordo com o comunicado emitido pela Notable na manhã de sexta-feira, dia 14, a agência “constatou que um ex-colaborador desviou para si quantias destinadas a dois agenciados da empresa”. Mais: “Os factos foram apurados no âmbito de uma auditoria interna, realizada de urgência por iniciativa da Notable, após verificação de alguns indícios que apontavam no sentido daquele desvio”. No programa da TVI, Cristina Ferreira, que é amiga próxima de Inês Mendes da Silva, CEO da agência, diz que “a empresa só teve perceção quando um dos lesados se apercebeu. Porque o dinheiro saía da empresa e ia, supostamente, para o IBAN do agenciado”. Os pagamentos eram desviados para uma conta pessoal do então chefe de operações da agência, que, de acordo com a SIC, terá criado um email falso no nome de Gonçalo Uva, marido de Carolina Patrocínio, para confirmar as faturas que eram originalmente destinadas à apresentadora e dar credibilidade à história.
Manuel Santana Lopes não participou nos últimos eventos públicos onde rostos agenciados pela Notable estiveram, como é o caso da ModaLisboa, no último fim de semana. Mas a ausência não levantou suspeitas, já que o antigo COO da Notable estava de férias e regressou de uma viagem ao Brasil na última segunda-feira, dia 10 de março. De acordo com Adriano Silva Martins, citado pelo Correio da Manhã, Santana Lopes terá pago despesas dos amigos, incluindo upgrade do avião, alojamento e refeições em restaurantes. Numa das últimas fotografias públicas, partilhada por uma amiga nas redes sociais, Manuel aparece a comemorar o Carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, ao lado do namorado, o bailarino Miguel Nunes Esteves. Desde 2022, os dois organizam juntos a Gala Solidária da Dança, que em 2024 se realizou no Casino Estoril e foi apresentada por Catarina Furtado. A iniciativa terá tido um lucro de 5 mil euros, doados na totalidade ao Fórum Dança, além de atribuir uma bolsa no valor de 2 mil euros.
▲ Manuel Santana Lopes numa das últimas fotografias públicas antes de saírem as notícias do desvio de dinheiro na Notable
Só depois da viagem é que terá sido confrontado com as acusações. A Notable informou que “o ex-colaborador reconheceu o sucedido e cessou imediatamente funções na empresa”. A agência devolveu então os valores devidos aos agenciados e “mandatou os seus advogados para, através dos meios jurídicos adequados, assegurarem o ressarcimento da empresa e o exercício dos seus demais direitos”. Entretanto, nem a Notable nem os lesados informaram se apresentaram ou vão apresentar queixa-crime. De acordo com penalistas ouvidos pelo Observador, pelo valor envolvido está em causa um crime público e Manuel Santana Lopes pode ser acusado de abuso de confiança qualificado. Se ficar provado que o relações públicas usou uma conta falsa para enganar os agenciados e clientes, poderá ser acusado de burla qualificada. Ambos os crimes preveem penas de prisão entre 2 a 8 anos.
Infância entre políticos e famosos e carreira nas relações públicas
Manuel Santana Lopes é filho de Paulo Santana Lopes, irmão do antigo primeiro-ministro — e que foi alvo de investigações no âmbito da operação Rota do Atlântico, em 2016, por corrupção em comércio internacional. Nos anos 90, Pedro Santana Lopes teve um relacionamento bastante mediático que durou cerca de sete anos com Cinha Jardim. Por isso, Manuel cresceu no meio de pessoas influentes tanto no mundo da política como do entretenimento. Uma das primeiras pessoas a reagir ao caso foi uma das que conhece Manuel desde a infância. Pimpinha Jardim, filha de Cinha, que faz parte do painel de comentadores do programa onde a notícia foi primeiramente veiculada, mostrou-se surpreendida e emocionada. “Não tenho palavras porque eu conheço o Manel desde pequenino, sempre foi uma pessoa muito querida entre toda a gente e entre todos os agenciados. Toda a agente sempre confiou muito no Manel. Não se consegue perceber o que se passou aqui, mas, a ser verdade, ele realmente traiu duas pessoas que tinham uma grande confiança no Manel”, lamentou a comentadora social.
Na quinta-feira, quando a notícia se tornou pública, Manuel Santana Lopes já tinha apagado todos os seus perfis nas redes sociais, com a exceção de um, provavelmente por esquecimento. O antigo COO da Notable manteve a conta no X, que já não usa desde 2012, ainda antes de começar a vida profissional. Na página, as interações são poucas e refletem o espírito de um jovem millenial nos anos 2010: a animação por ir assistir ao filme Twillight, um domingo preguiçoso ou frases de efeito. Uma das partilhas, um retweet da cantora Nicole Sherzinger, dizia: “‘Se não podes fazer grandes coisas, faz as coisas pequenas de uma forma grandiosa’, Napoleon Hill”.
As publicações foram feitas no período em que frequentou o curso de Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. O percurso profissional de Manuel Santana Lopes começou no jornalismo: depois de se licenciar, em 2013, fez um estágio de seis meses na editoria de cultura da SIC e a seguir um outro de três meses na atualidade da CMTV. “Assim que acabo esses dois estágios percebo que precisava de mais formação e queria ter uma experiência fora de Portugal. Então decidi ir até Londres tirar um mestrado em jornalismo”, disse, num webinar promovido pela ISEG em 2023. Tirou o mestrado pela Birkbeck, na Universidade da Londres, onde teve o primeiro contacto com o meio das relações públicas. “Tive uma cadeira de relações públicas e acho que foi aí que a paixão começou“, afirmou.
No regresso a Portugal, começou a trabalhar na consultora de comunicação Wisdom, que tinha o foco na comunicação institucional. “Entretanto, surge a oportunidade de trabalhar a carreira da apresentadora Fátima Lopes. Foi aí que começou no fundo o meu percurso a trabalhar a parte de gestão de carreira e o marketing de influência”, destaca Manuel Santana Lopes, que participou do lançamento da plataforma Simply Flow em 2016. Ao fim de oito meses de trabalho na área, surgiu a oportunidade de entrar na Notable. “Senti na altura que era um convite irrecusável, fiquei muito contente.”
Notable: o portfólio poderoso e o faturação de mais de 5 milhões
Foi em 2017 que o caminho de Manuel Santana Lopes se cruzou com o de Inês Mendes da Silva. Com muita experiência na área de relações públicas, tendo passado por agências como a Lift, a L’Agence e a Glam, em 2013 envolveu-se no projeto que terá impulsionado a sua carreira como empreendedora. Juntamente com o então companheiro, Tiago Froufe, comandou as estratégias de comunicação do lançamento do blog Daily Cristina, da apresentadora Cristina Ferreira. “Surge a partir de uma vontade comum de trabalhar a apresentadora Cristina Ferreira do ponto de vista da imagem e do contacto com os fãs e da própria vontade da apresentadora em ter um projeto deste tipo”, disse Inês na altura, ao site de relações públicas Briefing. Cristina, que era na época agenciada pela Glam, foi com a já amiga para a nova Notable em 2014, quando Inês assumiu o cargo de diretora executiva na agência de talentos, fundada por Daniel Vaz dentro do grupo JLM & Associados.
Dois anos depois, a relações públicas comprou a marca e abriu uma empresa própria, a 1 de julho de 2016. Inês Mendes da Silva detém 74% da Notable, enquanto a mãe é a outra sócia e acionista. Atualmente Inês Mendes da Silva tem três empresas no seu nome, sendo que duas estão relacionadas com a Notable. De acordo com o relatório mais recente, disponibilizado pela Insight View, em 2023 a empresa detentora da Notable faturou 5.104.811 milhões de euros em prestação de serviços. Em contrapartida, o lucro neste ano foi de 429.111 mil euros.
Quanto a valores auferidos pelos influenciadores nacionais, não é difícil perceber que o mercado corre de feição, pelo menos para os pesos pesados do setor. Na concorrente Central Models, por exemplo, a manequim e atriz Margarida Corceiro, a mais seguida em Portugal (e um dos poucos tubarões mediáticos que escapa à rede da Notable) é a ponta de lança absoluta de um universo onde facilmente se chega ao final do mês a faturar 20 mil euros líquidos. Numa liga ligeiramente inferior, importa considerar que o balanço final depende de variáveis como número de seguidores, capacidade de engagement e tipo de conteúdo em questão — do post às efémeras stories ou aos reels, do Instagram ao TikTok e ao Youtube, há modalidades e formas de rentabilidade variados.
▲ Manuel Santana Lopes com a equipa da Notable. A agência é responsável pela comunicação em grandes eventos, como galas de prémios ou o festival NOS Alive
Quando Manuel Santana Lopes entrou na Notable, a agência cuidava da carreira de 12 figuras públicas. Além de Cristina Ferreira, também era responsável pelo agenciamento de nomes como Rita Pereira, Pedro Teixeira, Bárbara Guimarães, Helena Isabel, Carina Caldeira ou Tiago Teotónio Pereira. Um portfólio de clientes poderosos, já que ao somar apenas os seguidores de Cristina, Pedro e Rita, juntam-se mais de 4 milhões garantidos. Ao mesmo tempo, a Notable acaba por ser uma empresa familiar, não só porque terá pouco mais de uma dezena de funcionários em full time, de accounts a gestão de redes, mas porque sempre baseou muito o seu trabalho nesta relação de grande proximidade com os agenciados.
Foi a confiança que fez com que, em abril de 2022, numa reestruturação interna, Santana Lopes subisse para chefe de operações, quando passou a ter um papel mais relevante na gestão da empresa, tornando-se assim no braço direito de Inês Mendes da Silva. No webinar de 2023, cerca de um ano depois de assumir a nova função, destacou o sucesso da agência: “Tivemos um crescimento exponencial ao longo destes últimos 6 anos. Fomos buscar alguns nomes que sentimos que eram essenciais e que precisávamos de ter no nosso board para apresentar aos clientes”. Entre os chamados “notáveis” estão hoje nomes como o apresentador João Baião, a cantora Bárbara Bandeira, a atriz Kelly Bailey ou ainda todas as irmãs Patrocínio.
Em junho de 2024 a agência passou por um rebranding e abriu outras três áreas de negócio, focadas em eventos, no setor corporativo e no mercado da representação. “Os últimos oito anos foram de uma evolução extraordinária, não só a nível de negócio, mas também internamente, na forma como desenvolvemos o nosso trabalho e as valências da equipa“, disse na altura Inês Mendes da Silva ao jornal Eco. “A gestão de carreira, o marketing de influência, os eventos, a comunicação são áreas em constante mutação, e nós, enquanto consultores nestas áreas, temos de acompanhar as tendências do mercado, mas sempre um passo à frente. Este negócio desenrola-se a um ritmo frenético, está cada vez mais competitivo, e continua a ser isso que nos dá combustível diariamente para desenhar soluções que agreguem valor e confiança aos nossos clientes”.
Famosos reagem em apoio à “super agente” das estrelas
Ao longo de quinta-feira, dia em que a notícia foi conhecida, o clima entre as figuras públicas que conheciam e trabalhavam com Manuel Santana Lopes era de surpresa, para não dizer de total incredulidade. “Surreal” talvez tenha sido um dos adjetivos mais usados e escutados pelo Observador para qualificar os acontecimentos. Foi mesmo preciso aguardar várias horas até começarem a surgir as primeiras reações de famosos.
Nas suas redes, a atriz Inês Herédia foi uma das primeiras a partilhar uma mensagem de apoio a Inês Mendes da Silva. Seguiram-se outras, de pessoas públicas e próximas da agente, a reforçar a palavra “orgulho”. Depois do comunicado da Notable na manhã da última sexta-feira, outras figuras comentaram por fim o caso de forma mais aberta, a começar por uma das principais lesadas, Carolina Patrocínio, ou mesmo Cristina Ferreira. Gonçalo Uva, um dos envolvidos no escândalo por causa da alegada criação de uma conta de email falsa, em seu nome, repartilhou o texto publicado pela mulher, classificando-a como “sempre exemplar”. Passados dois dias desde a notícia, neste fim de semana, a família Patrocínio refugiou-se na sua quinta em Campo Maior. O outro lesado, Tiago Teotónio Pereira, não reagiu publicamente, tendo partilhado apenas imagens na tarde de sábado numa viagem com amigos a Val D’Isère, nos alpes franceses.
O Observador tentou entrar em contacto com o acusado e com Inês Mendes da Silva, além de pedir informações à Notable, mas não obteve resposta até à publicação deste artigo.