908kWh poupados

Abram estrada... para o Carro do Ano

Há um novo SUV híbrido que é prático durante o dia, e dinâmico em viagens longas. O “Carro do Ano” e “Híbrido do Ano” 2023 em Portugal é perfeito para uma viagem em direção a um futuro mais verde.

Quando o vemos passar, é difícil ficar indiferente ao design moderno e sedutor do novo Renault Austral E-Tech full hybrid. O novo Austral apresenta um design exterior atlético e tecnológico, que incorpora todas as características dos SUV, o corpo esculpido e a altura ao solo, especialmente equipado com jantes de 20 polegadas, dão-lhe uma pose altiva e distinta. A frente arredondada incorpora faróis envolventes e uma grelha grande, com o novo logótipo da Renault que também encontramos na retaguarda entre os grupos óticos. Linhas que não nos deixam indiferentes, formas salientes, superfícies esculpidas, frente marcante, soluções técnicas coerentes, elegância refinada: o Novo Austral insere-se no renascimento de uma marca moderna que se está a reinventar.

Por dentro, a sensação de conforto é ampliada pelo desenho do habitáculo, orientado para o condutor, num cockpit digital que em muito contribui para a atmosfera sofisticada. O novo Renault Austral beneficia de um design interior reinventado. Oferece uma posição de condução de alta tecnologia e um habitáculo acolhedor, sem comprometer a qualidade, a praticidade e o espaço. Garante assim um ambiente topo de gama, tecnológico e de grande conforto para toda a família. Graças aos bancos traseiros deslizantes, o Austral é capaz de oferecer uns impressionantes 555 litros de capacidade. Quanto é isso? É o suficiente para 14 malas de cabine! Assim não tem de perder tempo a escolher o que vai vestir nas férias.

A diferença que se vê

Na vanguarda da modernidade, o Novo Austral conta com 32 sistemas de ajuda à condução (ADAS), configurações Multi-Sense e o 4CONTROL Advanced, a terceira geração do sistema de quatro rodas direcionais desenvolvido pela Renault. Um leque de tecnologias úteis, proativas e inteligentes pensadas para o conforto, prazer de condução e segurança a bordo. Esta aposta na segurança ativa contribuiu para a distinção do Renault Austral E-Tech full hybrid com cinco estrelas nos testes Euro NCAP, a que se junta a conquista do troféu Volante de Cristal 2023 nas categorias de “Carro do Ano” e “Híbrido do Ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O interior high-tech e refinado do Novo Austral proporciona níveis de conforto ao nível dos modelos familiares que marcaram a história da Renault. O generoso e acolhedor interior, o ecrã OpenR, combina a apresentação dos dados do painel de instrumentos, com os da navegação e sistema multimédia, integrando o melhor dos serviços e aplicações da Google. Os dois grandes ecrãs diagonais de 12″, aos quais se junta a projeção virtual de informações no para-brisas (head-up display) de 9,3″, têm uma área conjunta de 1000 cm2, contribuindo para uma experiência de condução intuitiva, imersiva e ligada.

Dr. Google a bordo

Além dos serviços Renault, o sistema multimédia OpenR link do Austral integra o melhor dos serviços Google, incluindo todos os benefícios do Google Maps como a navegação com informações de trânsito em tempo real e diretamente no ecrã. E também tem o Google Assistant para controlar apenas com a voz algumas funções do carro, como os modos de condução ou a temperatura interior. Tal como num smartphone, o assistente pode ser usado para fazer chamadas, comandar o GPS e responder a mensagens. Na loja de aplicações Google Play tem acesso direto a mais de 50 apps, como o Waze o Spotify, entre outras.

E, quando falamos do ambiente a bordo, temos de falar no sistema de alta-fidelidade Harman Kardon, de série na versão esprit Alpine, oferece uma experiência sonora imersiva e poderosa com 12 colunas distribuídas pelo habitáculo, alimentadas por um amplificador de 485 watts. Apostamos que a sua banda favorita lhe vai soar ainda melhor!

Eficiência e sofisticação

O Austral E-Tech full hybrid produz uma potência combinada de 200 CV. Nesta versão, dois motores elétricos conjugam-se com um eficiente motor a gasolina, incorporando tecnologia de transmissão sem embraiagem, desenvolvida na Fórmula 1. Por isso, quando aceleramos, é tão suave a progredir que quase não notamos a diferença quando o motor a gasolina entra em ação.

Este automóvel gere a energia de forma a privilegiar o modo elétrico durante a maior parte do tempo, deixando o motor de combustão sossegado, em segundo plano, acionando-o apenas quando necessário. No entanto, esses momentos são mais raros do que imagina porque, mesmo em autoestrada, o avanço tecnológico deste bloco híbrido permite-lhe circular até aos 130 km/h silenciosamente, em modo 100% elétrico. Assim é mais fácil perceber como é possível reclamar um consumo médio de 4,7 l/100 km num SUV com 200cv e baixas emissões de CO2 de 104g/km.

Semanas sem ir à bomba

Em cidade, nos trajetos diários, é possível circular até 80% do tempo em modo totalmente elétrico: o arranque é sempre feito em modo totalmente elétrico e depois a bateria vai carregando sempre que trava ou simplesmente desacelera, graças à regeneração da energia de travagem.

Em termos de autonomia, o Austral E-Tech full hybrid pode percorrer até 1100 km com apenas um depósito de combustível. Portanto, pode começar a pensar em todas aquelas viagens que gostaria de fazer.

Um nível acima

O novo Renault Austral E-Tech full hybrid é um automóvel para viver a vida, com todas as características de um SUV bem dimensionado para as famílias que procuram um automóvel tão prático para o dia a dia, como versátil para as viagens de férias e lazer. Potente, económico e amigo do ambiente, representa um novo marco na Renaulution em curso, que visa posicionar a Renault na primeira linha da mobilidade verde. Aliás, com uma qualidade de acabamentos superior, atrevemo-nos a dizer que não será fácil encontrar um SUV tão bem construído, elegante e competente como este no mercado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.