1244,4kWh poupados 1244,4 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bom Petisco Peniche Pro: a derradeira onda da Liga MEO Surf 2025

Foi de 24 a 26 de outubro que teve lugar a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025. Todos os caminhos foram dar à Praia do Lagido, onde os talentos nacionais disputaram o título.

A quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025 arrancou na manhã da última sexta-feira, dia 24 de outubro, na praia do Lagido. Com ondas de qualidade e pontuações elevadas, o título nacional masculino esteve em jogo durante todo o fim de semana.

Mais do que uma disputa, esta etapa pautou-se pela homenagem feita a Zion Brocchi, uma das mais jovens promessas do surf nacional cujo falecimento se deu no passado mês de setembro. Com o sonho de competir na Liga MEO Surf e pela seleção nacional de surf, todos os pensamentos estiveram com o jovem atleta. Em sua honra, todas as licras de competição, incluindo a licra amarela Go Chill, tinham a sua inscrição nas costas, como o símbolo da sua presença na competição.

Dia 1: lista de candidatos reduzida a oito.

Francisco Ordonhas foi o responsável por reduzir a lista de candidatos ao título de dez para oito surfistas, ficando somente a duas baterias de conquistar o principal título do surf nacional. Entre scores elevados e surf de alto nível, assim foi o primeiro dia:

  • Na ronda inaugural masculina, Ordonhas conseguiu abrir a disputa pelo título de forma segura, avançando confortavelmente para a fase seguinte da competição, com um score de 12,50 pontos;
  • Martim Nunes, Guilherme Ribeiro, Jaime Veselko, Luís Perloiro, Joaquim Chaves, Tomás Fernandes, Afonso Antunes e João Mendonça venceram todos as respetivas baterias, enquanto o campeão nacional júnior em título, Tiago Stock, foi o único que passou na segunda posição;
  • Guilherme Ribeiro foi o surfista em maior destaque na ronda inaugural, protagonizado o melhor score desta fase, com 14,75 pontos;
  • Na ronda 2, Francisco Ordonhas somou 12,75 pontos e um triunfo rumo à ronda 3. Destaque também para os 8 pontos de Francisco Mittermayer, que lhe garantiram mais um passo em frente na prova;
  • Já na bateria seguinte, Martim Nunes conseguiu manter-se na corrida ao título, sendo o segundo classificado numa disputa que foi vencida por Maksymilian Michalewski. A ele juntou-se Jaime Veselko, segundo numa bateria vencida por Guilherme Ribeiro, onde obteve 14,60 pontos;
  • No heat 4, Luís Perloiro executou uma performance que lhe garantiu 14,65 pontos, ficando muito perto da melhor performance do dia. Já o melhor score pertenceu a Joaquim Chaves, com 15,35 pontos;
  • Tomás Fernandes, João Mendonça e Afonso Antunes, com a melhor onda do dia, também mantiveram o seu lugar na disputa pelo título.

A sessão de trabalho do Projeto Better Portugal fez também parte desta manhã inaugural. Com o objetivo de promover uma otimização das competências dos prestadores de turismo de surf em Portugal, em específico nas comunidades de surf visitadas pela Liga MEO Surf, a iniciativa foi desenvolvida pela Associação Nacional de Surfistas, com o apoio da Visit Portugal. Nela estiveram presentes cerca de 60 empresários/operadores turísticos da região de Peniche, onde soluções, estratégias e recomendações foram colocadas em cima da mesa. Tudo para que seja feita uma melhor oferta e ainda melhores produtos para todos aqueles que visitam a região.

Neste mesmo dia, aconteceu ainda a “Amar o Mar”, uma ação pedagógica da Jerónimo Martins da qual fizeram parte cerca de 80 crianças do concelho que deram o seu contributo para a limpeza da praia. Mais um passo dado rumo à consciencialização ambiental, pelo futuro dos oceanos e da vida marinha.

Dia 2: o dia das reviravoltas

Nem a chuva foi capaz de demover o arranque do 2º dia do Bom Petisco Peniche Pro. A ação retomou com a ronda inaugural feminina.

  • Com 12,80 pontos, Érica Máximo fez o melhor registo da ronda, deixando Maria Dias no segundo posto e ajudando a eliminar Teresa Pereira. Núria Maganinho foi a outra licra vermelha a ficar pelo caminho nesta fase;
  • Maria Salgado fez a melhor onda da prova feminina até ao momento, com 8,25 pontos, e também o melhor score, com 14 pontos;
  • Destaque também para Érica Máximo, que voltou a vencer nesta fase. Seguiram-lhe o exemplo Maria Dias, Gabriela Dinis, Francisca Veselko, Lua Escudeiro, Ana Mel e Miriam Julião;
  • A ronda 3 masculina teve apenas quatro heats. Francisco Ordonhas teve dificuldades em encontrar-se com o mar e acabou por dar uma resposta tardia, que não impediu a eliminação. Com 12,75 pontos, o surfista local Maksymilian Michalewski fez a melhor prestação masculina do dia e venceu a bateria, com Jaime Veselko a ser segundo;
  • Na bateria seguinte, Martim Nunes e de Francisco Mittermayer levaram a melhor frente à experiência do campeão nacional em título Guilherme Ribeiro e do licra amarela Go Chill Luís Perloiro, que também disse adeus à disputa pelo título;
  • A ronda 3 fechou com um triunfo de Afonso Antunes e com Tiago Stock a conseguir uma qualificação algo sofrida.

O dia terminou com a ANS Expression, vencida por Halley Batista, que igualou o melhor registo de triunfos em Expression Sessions, até então na posse de Pedro Henrique, com 9 triunfos.

Dia 3: depois de cinco etapas, os finalistas

Depois de um dia de reviravoltas e disputas aguerridas, Francisca Veselko e Afonso Antunes foram os apurados vencedores do Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2025. Já o título de campeão nacional masculino, coube a Francisco Ordonhas e o feminino a Teresa Bonvalot, que se antecipou na conquista, na etapa anterior. Importa dizer que, antes das finais, foi disputado um Quicksilver Heritage Heat entre algumas glórias do surf nacional. Numa competição a quatro, o local Nuno Silva esteve algum tempo na frente, mas a vitória final acabou por sorrir a Justin Mujica, com João Antunes e David Raimundo a marcarem presença na água.

“Ganhei a primeira etapa do ano e não há melhor forma de o acabar, fechando este capítulo em grande”, começou por partilhar Francisca. “Tinha o objetivo de ganhar esta etapa, consegui e, agora, vou contente para casa. Vou aproveitar os próximos tempos para treinar e focar-me, para atacar a reta final do circuito Challenger Series e a qualificação para o circuito mundial. Quero estar lá com a Yolanda Hopkins e também com a Teresa Bonvalot. Seria incrível entrarmos as três,” acrescentou.

Afonso Antunes faz das palavras da colega as suas, partilhando a felicidade pela vitória desta etapa.“Este é um campeonato em que sou muito competitivo e odeio perder. Por isso, sabe muito bem vir a Peniche e cumprir o meu objetivo”, partilhou, reforçando em seguida os seus planos para o futuro: “Agora, vou tentar desfrutar um pouco desta vitória, mas tenho de continuar a trabalhar para daqui a dois meses levar este surf para o Havai e para a fase decisiva do Circuito Challenger Series”.

E as boas notícias não ficam por aqui. Durante a competição, Francisco Ordonhas, Jaime Veselko, João Mendonça, Maria Salgado e Lua Escudeiro receberam um convite para o Surf Camp Better Portugal. Esta é uma iniciativa suportada pela Visit Portugal, com a liderança de Leandro Dora, conhecido como um dos melhores treinadores de surf a nível mundial, cargo ao qual acrescenta o seu papel de pai e mentor do atual campeão do mundo, Yago Dora.

Depois de mais uma edição recheada de emoções, Peniche foi a última paragem da Liga MEO Surf 2025. Numa organização da Associação Nacional de Surfistas – com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Go Chill, Corona, Somersby, PRIO, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, Visit Portugal, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf -, a competição prepara-se agora para arrumar as pranchas e despedir-se das praias. Com mais um sucesso a registar, fica o desejo de que a competição se repita, sempre de olhos postos no que de melhor se faz, em Portugal.

Bom Petisco Peniche Pro: os resultados

  • Final masculina: Afonso Antunes 13,75 pontos x Maksymilian Michalewski, 13,50 pontos;
  • Final feminina: Francisca Veseko, 11,35 pontos x Erica Máximo, 9,40 pontos;
  • Prio Best Wave: Francisca Veselko, 8,75 pontos;
  • Bom Petisco Girls Score: Francisca Veselko, 15,75 pontos;
  • Waversby Round: Maksymilian Michalewski, 12,75 pontos;
  • ANS Expression Session: Halley Batista;
  • Peniche Best Surfer: Maksymilian Michalewski e Ana Mel

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.