Pode ainda não ser este o ano do grande regresso das habituais celebrações de Carnaval repletas de folia e boa disposição, mas isso não quer dizer que a época não possa ser aproveitada para descontrair e libertar-se do stress do dia a dia.
Este ano, reserve o Carnaval para uma escapada muito especial pelo norte do país, que o levará a descobrir 5 vilas e aldeias incríveis entre o Minho e Trás-os-Montes, repletas de histórias e tradições bem portuguesas. Esta poderá ainda ser a oportunidade ideal para estrear o seu novo carro, com a ajuda do motor de busca PiscaPisca.pt, onde encontra mais de 41.000 carros à sua espera, pisque o olho ao seu!
Gimonde | Bragança
Localizada no concelho de Bragança, Gimonde é uma pequena e pitoresca aldeia que encanta quem a visita com a hospitalidade das suas gentes, gastronomia e a sua típica arquitetura transmontana.
O grande destaque da aldeia vai, no entanto, para a sua ponte de origem romana, vulgarmente conhecida como Ponte Velha, que atravessa o rio Malara e oferece momentos perfeitos ao pôr do sol.
Para conhecer devidamente a aldeia terá de se perder nas suas ruas. Admire a arquitetura local e observe os costumes tradicionais do dia a dia das suas gentes.
Não se esqueça ainda de guardar espaço no estômago para provar o famoso pão de Gimonde, cozinhado em forno de lenha. A receita, secreta, é passada de geração em geração e tem o melhor sabor da alma transmontana.
5 Iguarias a provar em Gimonde
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Butelo com casulas (feito por encomenda)
- Pão de Gimonde
- Migas de Alheira
- Alheira
- Sopa de Casulas
Rio de Onor | Bragança
A aldeia de Rio de Onor tem dupla nacionalidade. Atravessada pela fronteira com Espanha, de um lado vive Rio de Onor, do outro Rihonor de Castilla, ou como dizem os locais, o “povo de acima” e o “povo de abaixo”.
O rionorez, dialeto próprio da aldeia, e a ainda atual prática de hábitos comunitários são duas características que lhe conferem o seu caráter tão único.
Aqui, a população ainda vive em verdadeira comunidade: as terras e os rebanhos são exploradas e guardados em conjunto e todas as decisões locais são tomadas mediante acordo entre todos os seus habitantes. No centro da aldeia, faça uma visita à antiga Casa do Touro, que em tempos acolhia o touro da aldeia e hoje é um núcleo museológico dedicado à história local; à ponte romana que atravessa o rio e ao forno e forja comunitários.
4 Símbolos tradicionais de Rio de Onor
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Fechaduras locais “Carabelhos”
- Casas de xisto de 2 pisos
- Vara da justiça
- Dialeto rionorês
5
Iguarias a provar em Gimonde
4
Símbolos tradicionais de Rio de Onor
4
Locais a fotografar em Ponte de Lima
4
Locais de grande beleza natural no Soajo
Ponte de Lima | Viana do Castelo
Localizada no coração do Vale do Lima, Ponte de Lima é uma pérola da região minhota, tendo o seu nome origem na ponte romana que ali atravessa o rio Lima. É conhecida como a vila mais antiga de Portugal, com o maior número de solares de arquitetura barroca do país, e um centro histórico fascinante que se mantém como testemunha da sua história secular.
Aqui, as tradições, histórias e lendas resistem ao passar do tempo. Exemplo perfeito é o da lenda de Lethes, nome pelo qual o rio Lima era conhecido pelos gregos e que significa “esquecimento”. Chegado às margens do rio e determinado em provar aos seus soldados que não perderiam a memória caso o atravessassem, como rezava a lenda na altura, o comandante romano Decius Junius Brutus atravessou o rio e, ao chegar à outra margem, chamou cada um dos soldados pelo seu nome, provando assim que a história não passava de um mito.
A estátua dos soldados que hoje se encontra junto ao rio é uma lembrança real de uma história tão querida pelos habitantes de Ponte de Lima.
4 Locais a fotografar em Ponte de Lima
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Ponte romana
- Avenida dos Plátanos
- Miradouro de Santo Ovídio
- Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes
Soajo | Arcos de Valdevez
Feita de casas antigas de granito e rodeada por uma encantadora paisagem natural, a vila do Soajo é paragem obrigatória numa passagem pelo Parque Peneda Gerês. Os seus 24 espigueiros, construídos entre os séculos XVIII e XIX, são um dos grandes atrativos turísticos. Feitos de pedra, os espigueiros tinham como função manter o milho longe do chão e assim a salvo de animais ou da água da chuva. Alguns são ainda hoje usados pela população local.
Vistos os espigueiros, o destino será o centro da vila para passear na tranquilidade das suas ruas, ver o famoso Pelourinho local de alegada origem romana no Largo do Eiró, apreciar as suas tradicionais casas de granito e admirar a Igreja Matriz. Parta depois à descoberta de verdadeiras pérolas naturais que habitam a envolvência da vila do Soajo como o Poço Negro, o Poço das Mantas e a Cascata do Poço Bento e Poço das Canejas.
4 Locais de grande beleza natural no Soajo
↓ Mostrar
↑ Esconder
- Poço Negro
- Cascatas do Poço Bento
- Poço das Mantas
- Baloiço do Mezio
Feitas as apresentações, está na hora de começar a planear a sua escapadinha de Carnaval. Por que vila ou aldeia pretende iniciar o roteiro?
Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca