Uma revolução é sempre um acontecimento. Seja política ou artística, social ou tecnológica. Pode acontecer nas ruas ou dentro de casa. Foquemo-nos nessa última hipótese: a Miele está a revolucionar o mundo das cozinhas, com a Geração 7000.
E as melhores revoluções são essas: as geracionais. Quer um exemplo?
Steve Jobs, David Bowie e Zaha Hadid. O que têm em comum?
São três mentes brilhantes, precocemente falecidas, que revolucionaram, através do seu trabalho, campos tão fundamentais para a sociedade moderna como a tecnologia, a música pop ou a arquitetura.
Steve Jobs, co-fundador da Apple, revolucionou não só a tecnologia mas a forma como ela passou a fazer parte do quotidiano do cidadão comum com a criação do iPhone, do iPod e do iPad.
David Bowie revolucionou o conceito de música pop, tornando-o tão camaleónico e abrangente como a sua própria música. Bowie reinventou-se ainda a ele próprio, constantemente e até outros artistas que produziu como Lou Reed ou Iggy Pop.
Zaha Hadid, a primeira mulher a ganhar o Prémio Pritzker, em 2004, revolucionou a arquitetura ao desafiar convenções estabelecidas e apostar no desconstrutivismo, nas formas irregulares e curvilíneas, aparentemente caóticas, indiscutivelmente belas.
Mas o que os une, além do indiscutível talento e das façanhas profissionais, é o facto de todos pertencerem à chamada geração de baby boomers – os nascidos entre o final da Segunda Guerra Mundial e 1964, período em que houve um enorme aumento de natalidade. Os baby boomers foram uma geração revolucionária a vários níveis, da arte à consciência social. O mundo mudou com eles e por causa deles.
Hoje, o mundo continua a mudar. E, especificamente, no caso da cozinha, também por causa de uma Geração. Não de pessoas, mas de eletrodomésticos. A tal Geração 7000, da Miele, que inclui fornos, placas de indução, micro-ondas, aparelhos combinados, máquinas de café, de lavar louça, gavetas aquecedoras e de vácuo.
E porque é que a Geração 7000 é revolucionária? Porque traz para a cozinha um conjunto de funções tão inovadoras e avançadas que permite que os consumidores possam, pura e simplesmente, dar asas à sua criatividade e usufruir de uma experiência também ela revolucionária, concentrando-se no que realmente importa, a confeção, sem preocupações ou limitações técnicas.
Entre essas funções contam-se: FoodView, uma câmara integrada nos fornos que fornece imagens em alta resolução em tempo real, o que permite acompanhar e configurar o processo de confeção através de um smartphone; TasteControl, uma tecnologia que arrefece imediatamente o forno logo após o tempo de confeção programado, impedindo que os alimentos cozinhem em excesso com o calor residual; DualSteam, uma tecnologia dos fornos a vapor que preserva mais nutrientes, vitaminas e sabor nos cozinhados, graças a uma temperatura precisa, constante e distribuída de forma homogénea; Indução Total, a possibilidade de movimentar os recipientes a belo prazer na placa de indução, já que toda ela emite o calor necessário para cozinhar; TwoInOne, uma combinação de placa com exaustor em baixo, integrado na placa, que aspira os odores de forma imediata e esteticamente agradável.
Os módulos WiFi integrados permitem ligar estes aparelhos à app Miele – Smart Home, podendo então ser iniciados e controlados à distância, com todas as vantagens que essa possibilidade aporta, sobretudo para quem tem rotinas diárias exigentes.
Steve, David e Zaha, cada um à sua maneira, provaram estar à frente do seu tempo. Na tecnologia, na criatividade, na inovação. Foram, por isso, revolucionários. A Miele, fabricante alemã de eletrodomésticos, também. O próprio lema e compromisso da marca, “Sempre melhor”, está relacionado com essa vontade de, desde 1899, trazer novas soluções – e cada vez melhores – para a vida doméstica. Essas soluções chegaram. Que comece a revolução.
Responda a 5 questões e saiba qual o seu tipo de experiência gastronómica e deixe-se levar pela revolução: