Abram alas para os entregadores de comida (incluindo os de cozido à portuguesa) e para as experiências virtuais. Abram alas para os passeios matinais no parque, para os brunches tomados de olhos postos no relógio e para as visitas gratuitas ao museu. Num fim de semana a duas velocidades, a agenda fica relativamente fácil de organizar: atividades na rua durante a manhã e programas caseiros à tarde e à noite.
Os comes e bebes — já se sabe — são o prato forte do confinamento, com a diferença que, em novembro, a resposta logística está bem mais oleada do que em março, quando a pandemia rebentou. Em Lisboa e no Porto, não faltam opções para se entreter sem sair de casa. Durante a manhã, aproveite experiências condensadas que vão, certamente, valer por um dia inteiro. Tome nota da agenda.
Pavilhão do Conhecimento abre para família madrugadoras
Parque das Nações, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 13h
Para quem quer levar os mais pequenos a aproveitar a manhã: o Pavilhão do Conhecimento, que ao fim de semana costumava abrir portas às 11h, anunciou que, nos próximos dois fins de semana, vai sair da cama mais cedo e começar a receber visitas às 10h. O programa “Famílias Madrugadoras” não só antecipa o horário de abertura ao sábado e ao domingo como, na compra de um bilhete família (25 euros para dois adultos e filhos até aos 17 anos) oferece um segundo da mesma tipologia para uma nova visita em março do próximo ano. Para já, a exposição “Viral” é a principal atração.
Almoço no Coyo Taco
Cais do Sodré e Príncipe Real. Sábado e domingo, das 11h30 às 13h
Para carregar no picante antes de ir para casa: os dois restaurantes mexicano Coyo Taco abrem as portas para quem quiser antecipar o almoço. Entre tacos, burritos e quesadillas, com ou sem margarita a acompanhar, a sugestão é de repasto, minutos antes do dever de recolhimento, altura em que terá tempo de sobra para digerir os vários níveis de picante postos na mesa. Quem quiser também pode tê-los a bater à porta. Durante todo o dia, as entregas são feitas pelas plataformas UberEats, com oferta de churros em pedidos superiores a 15 euros, na Glovo e na Bolt, onde a mesma iguaria tem 50% de desconto.
Avenida Q Hangover Brunch
Teatro Maria Matos, Lisboa. Sábado e domingo, às 10h
Para aliar teatro e comida no mesmo programa: o pacote especial da Avenida Q serve-se mais cedo e com direito a brunch no final. O espetáculo continua em cena no Teatro Maria Matos e, sábado e domingo (bem como no fim de semana seguinte), será seguido de uma visita ao Hotel Lutécia, mesmo ao lado, para uma refeição mesmo a tempo do toque para recolhimento. Tudo começa às 10h, de olhos postos no palco. Os bilhetes variam entre os 28 e os 30 euros, já com o brunch incluído.
Biohortas e Jardins em Varandas e Terraços
Curso online do Jardim Botânico da Ajuda. Sábado, às 12h
Para quem preferir ficar em casa, até durante a manhã: neste curso online, organizado pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda, vai aprender a fazer um pequeno jardim ou uma horta biológica em sua casa. Da compostagem e da vermicompostagem à sementeira e plantação, passando pelas estruturas apropriadas e pelo controlo de pragas, o plano curricular é completo. O curso tem um custo de 40 euros e divide-se em apenas duas sessões de formação, com uma duração de duas horas cada. A primeira sessão realiza-se neste sábado, das 10h às 12h (para o caso de estar com pouca vontade de sair de casa), e a segunda será a 28 de novembro, no mesmo horário. As inscrições podem ser feitas aqui.
Brunch no Bahia Beach Club
Avenida Marginal, Oeiras. Sábado e domingo, das 9h às 12h30
Para um brunch sem os minutos contados: o Bahia Beach Club antecipa a hora de servir esta refeição importada e abre portas às nove da manhã. A vista é para o mar e a ementa segue a fórmula mais clássica do brunch mediterrânico — salmão, bowls de fruta e cereais, ovos benedict e tostas de abacate, entre outros. Excecionalmente, durante os dois próximos fins de semana, este restaurante inaugurado em agosto, encerra às 13h horas, pelo que o brunch é servido até às 12h30. Os preços variam entre 12,50 e 16,50 euros.
“Linha Fantasma” e outros filmes no Leffest
Vários locais entre Lisboa e Sintra. Sábado e domingo entre as 9h e as 10h
Para acordar com uma ida ao cinema: o Leffest concentrou as sessões deste fim de semana em duas manhãs. A primeira está marcada para as 9h de sábado, com “Linha Fanstasma” de Paul Thomas Anderson, seguido de um debate com Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa, e a designer Constança Entrudo, no Teatro Tivoli BBVA. Às 10h, “The World to Come”, de Mona Fastvold, é exibido no Centro Cultural Olga Cadaval. No domingo, o dia volta a arrancar com Paul Thomas Anderson. “Vício Intrínseco” passa às 9h30 no Cinema Medeia Nimas. à mesma hora, “The Golden Coach”, de Jean Renoir, é exibido no Teatro Tivoli BBVA. Pelas 10h, há “Mainstream” de Gia Coppola, no Olga Cadaval. Os bilhetes custam seis e oito euros.
A História da Carochinha
Fábrica Braço de Prata, Lisboa. Sábado, das 11h às 12h
Para entreter os mais pequenos: a Fábrica Braço de Prata programa uma manhã de sábado clássica com um conto infantil igualmente tradicional. A atormentada Carochinha e o trágico desfecho do galã João Ratão chegam para um público a partir dos dois anos. Os bilhetes custam seis euros e aconselha-se a reserva através do e-mail: reservas@cativar.com. Para os adultos, apenas meia hora mais tarde, este polo cultural mantém as habituais aulas de dança contemporânea.
Jantar Mata Bicho
Taberna do Calhau, Lisboa. Sábado e domingo, das 9h às 12h
Para um pequeno-almoço reforçado: Leopoldo Garcia Calhau abre o restaurante para uma refeição inédita. O pequeno-almoço, servido durante três horas, no sábado e no domingo, fugirá da habitual ementa leve e nutritiva da primeira refeição do dia. Esperam-se iguarias robustas acompanhadas por bebidas à altura, num menu que custa 35 euros por pessoa.
“Picasso na caricatura internacional”
Alameda Shop & Spot. Até ao final do mês
Para os fãs de caricaturas: o centro comercial portuense promove durante o mês de novembro uma exposição virtual de caricaturas, uma homenagem a Pablo Picasso, o pintor das “infinitas distorções”. Através de um conjunto de 40 desenhos que concorreram ao Prémio Especial de Caricatura, integrado na 19ª edição do PortoCartoon World Festival, em parceria com o Museu Nacional da Imprensa, a mostra virtual reúne diferentes perspetivas do aclamado pintor espanhol, também ele um caricaturista. A exposição, disponível online, integra trabalhos de artistas de quase 30 países, entre eles Bulgária, Brasil, Costa Rica, Escócia, Egito, Índia, Suécia e Ucrânia.
do Kiko – Fresh & Healthy Food
Entregas em Lisboa, através da UberEats
Para agradar a todos os gostos com um único menu: o chef Kiko abre o primeiro restaurante virtual com uma ementa que reúne as principais especialidades de três dos seus restaurantes: A Cevicheria, O Poke e O Talho. A carta só podia ser diversa — ceviche de corvina ou salmão, as famosas poke à base camarão, abacate, salmão e manga e ainda duas versões de tártaro de novilho. Os preços variam entre 13,60 e 24,80 euros e o menu está disponível na UberEats todos os dias, entre as 11h30 e as 23h. Até dia 29 de novembro, a taxa de entrega é gratuita em pedidos acima dos 15 euros.
Menu de degustação no Eskalduna Studio
Esladuna Studio, Porto. Sábado, das 11h às 18h (encomendas até às 19h de sexta-feira)
Para degustar os pratos do chef no conforto do lar: mudam as regras e a restauração volta a ter de se adaptar aos novos horários e restrições decretadas pelo Governo. É o caso do Eskalduna Studio de Vasco Coelho Santos. Neste sábado, o menu de degustação de seis pratos estará disponível para takeaway e para entregas nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Durante a manhã, será possível passar pelo restaurante para recolher o pedido (50 euros por pessoa), à tarde é possível degustar as mesmas iguarias mas através de um serviço de entregas que acresce um custa extra de 5 euros. Para que não seja deixado ao acaso, segue ainda um guia de finalização para que, no conforto do lar, os clientes possam finalizar os próprios pratos. As encomendas têm de ser realizadas até ás 19h desta sexta-feira.
Workshop de doces de Natal em casa
Por marcação com a Pastelaria Batalha
Para ir ensaiando a ementa natalícia: depois do sucesso do workshop de pastéis de nata em casa, a Pastelaria Batalha propõe agora um workshop para aprender a fazer alguns dos doces mais típicos da mesa de Natal: rabanadas, sonhos e filhós. Sob a orientação do chef João Batalha e uma duração de duas horas, esta experiência virtual (20€ por pessoa) promete ensinar-lhe todos os passos para adoçar a consoada. As aulas são feitas por Zoom e disponíveis para grupos até doze pessoas — apesar de também ser possível marcar para grupos privados. As marcações podem ser feitas online aqui, embora a próxima data disponível seja apenas no próximo sábado, dia 21 (ao domingo seguinte, a sessão é dedicada ao bolo-rei e ao bolo-rainha, também às 15h). Tem sempre a possibilidade de marcar uma aula privada — os pedidos devem ser feitos através de pasteldenataworkshop@gmail.com.
Festa do Cinema Italiano Online
Plataforma Filmin. Até segunda-feira
Para apoiar a sétima arte: a Festa do Cinema Italiano decidiu estender a sua programação na plataforma Filmin até à próxima segunda-feira. Haverá filmes exclusivamente online, três filmes “relâmpago” em salas virtuais com capacidade máxima de 100 espectadores durante 24 horas, assim como estreias virtuais disponíveis até 16 de novembro. No total, a Festa do Cinema Italiano Online apresenta 22 filmes e quatro curtas-metragens, entre os quais uma estreia nacional em exclusivo na Filmin — “Ricordi?” de Valerio Mieli—, três antestreias nacionais: Favolacce de Fabio & Damiano D’Innocenzo; Manual de Sobrevivência para Pais de Giuseppe Bonino e Eu, Leonardo de Jesus Garces Lambert. Os filmes são acessíveis através de um pacote especial com um custo de 15 euros (integra todos os filmes da programação) ou 3,95 euros por filme e 0,95 euros por curta-metragem.
Risotto e cookies em família na Academia Time Out
Aulas de cozinha online. Sábado, às 15h e às 19h30
Para uma tarde bem passada… na cozinha: o Time Out Market encerrou na última terça-feira e com ele a academia que, todas as semanas, promove vários cursos dedicados às mais diversas especialidades culinárias. As portas estão fechadas, mas não a janela digital. Já a partir deste sábado, a Academia Time Out dinamiza pequenas masterclasses online, a começar pela sessão “Masterkids: Cookies em família”, marcada para as 15h, com o objetivo de envolver toda a família. O custo é de 25 euros e a lista de ingredientes é dada antecipadamente. No mesmo dia, pelas 19h30, os adultos são guiados pela imensidão da gastronomia italiana, mais precisamente pela técnica do risotto. No domingo, a dose repete-se: cozinha tailandesa às 13h e especialidades indianas às 18h30. As inscrições devem ser feitas através de academia@timeoutmarket.com e têm um preço de 30 euros.
Feira do livro online da Flâneur
No Facebook. Das 14h de sábado às 20h de domingo
Para apoiar o comércio local sem sair de casa: esta livraria portuense quer incentivar os seus seguidores a inaugurarem oficialmente a época das compras de Natal. Para isso, preparou descontos em dezenas de lombadas, que durante o fim de semana vão ser expostas nessa grande montra que é o Facebook. É só uma questão de ficar atento.
Sangria & Secrets
Experiência online. Sábado e domingo, vários horários
Para apreciadores de sangria: e, já agora, para fãs de espetáculos de drag queens. Isto porque este programa junta ambas as vertentes. Noutros tempos, a Drag Taste serviu brunches e organizou jantares e festas de aniversário na Lx Factory. Com a pandemia a ditar distanciamento, este elenco de luxo rumou online, chamando a atenção do próprio Airbnb, que agora serve de plataforma de divulgação a uma nova experiência online. Aprender a fazer uma boa sangria é só um pretexto para assistir a um espetáculo de música e brilho com as artistas residentes do projeto lisboeta. Durante o fim de semana, são várias as sessões. Os preços são a partir de 28 euros por pessoa.
Jantar no Kitchen Dates
Entregas em Lisboa. Sábado e domingo, das 15h às 19h
Para apreciadores de comida vegana e sem desperdício: o Kitchen Dates foi rápido a delinear a estratégia de resposta aos dois próximos fins de semana. Com possibilidade de levantar no restaurante, entre as 10h e as 13h, ou com entrega em casa, o menu Jantar Recolher Obrigatório inclui sopa, croquetes de grão beringela e hortelã, hambúrguer de castanha e feijão branco e ravioli de spirulina recheados com pasta de quimchico, entre outras iguarias. Os interessados podem também encomendar brunch. O jantar fica por 40 euros.
Carta de Outono/Inverno no Palácio Chiado
Entregas em Lisboa, através da UberEats e da Glovo. Sábado e domingo, das18h às 22h
Para jantar no quentinho de casa enquanto está frio lá fora: apesar de fechar portas ao público durante o fim de semana, o Palácio Chiado dá-lhe a opção de uma refeição no conforto de casa através do home delivery e, agora, com uma nova carta feita a pensar na estação outono/inverno. Nas entradas, o destaque vai para as vieiras braseadas, com couli de ervilha, toucinho fumado e batata doce. Como prato principal, e para os amantes de spicy food, o Caril de peixe galo, camarão e mexilhão, com linguini nero di sépia e pak choi, é a opção a escolher. E de sobremesa a grande novidade é o Biscoito, um quadrado de chocolate e praliné de avelã, com pudim de chocolate preto, framboesas frescas e creme de baunilha.
Visitas gratuitas a museus e monumentos
Vários locais. Sábado e domingo, das 10h às 13h
Para fazer aquele programa cultural que há tanto se adia: dias depois do anúncio do primeiro-ministro, a Direção-Geral do Património Cultural anunciou que os 25 equipamentos que gere não só estariam abertos aos visitantes nas manhãs de sábado e domingo, como seriam de entrada gratuita. Falamos de um total de 25 museus e monumentos espalhados pelo país. Na região de Lisboa, destaque para o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, o Museu Nacional do Azulejo, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio Nacional de Mafra, o Palácio Nacional da Ajuda e a Torre de Belém. No Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis também está englobado. Veja a lista.
“Still Dance for Nothing”
Culturgest, Lisboa. Sábado e domingo, às 11h
Para quem se quer sentar confortavelmente numa sala de espetáculos: o Alkantara Festival arranca esta sexta-feira e moldou a programação para que nenhuma das atrações em cartaz entrasse em conflito com os novos horários impostos pelo Governo. O destaque vai, por isso, para o espetáculo “Still Dance for Nothing”, criado pela coreógrafa Eszter Salamon em colaboração com a bailarina Vânia Doutel Vaz e com duas sessões, sábado e domingo, às 11h. Os bilhetes custam 12 euros. O programa deste festival de teatro, dança e performance estende-se até 30 de novembro em vários espaços da cidade de Lisboa.
Brunch do MAAT Café
Mercantina Alvalade e Bistro 37, Lisboa. Sábado e domingo, das 9h30 às 12h30
Para provar o brunch do museu: são três menus diferentes e que passam a estar disponíveis em dois outros locais da cidade — a Mercantina, na Praça de Alvalade, e o Bistro 37, na Avenida da República. Já que o tempo para saborear esta importante refeição foi encurtado, durante os dois próximos fins de semana, só tem de escolher em qual destes sítios, além do próprio MAAT, quer marcar mesa. Às opções Avenida e Lisboa (que custam 15 e 21 euros respetivamente) junta-se uma opção para os mais pequenos, por dez euros. Tudo para regressar a casa com a barriga cheia.
Guimarães Jazz
Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. Sábado e domingo, às 10h30
Para acordar para o fim de semana ao som de jazz: este festival programou dois concertos mesmo a tempo de quem pretende dar um salto a Guimarães (a partir do Porto, por exemplo) e regressar a tempo do recolhimento marcado para as 13h. Em nome da associação Porta-Jazz, um quarteto liderado Hugo Raro fica encarregue de musicar a manhã de domingo, acompanhado pelo artista plástico JAS, que criará a cenografia dos espetáculo em tempo real. No dia anterior, à mesma hora, espera-se o concerto da César Cardoso Ensemble. Os preços variam entre os cinco e os dez euros.
O Fabuloso Circo de Natal
Alfândega do Porto. Sábado e domingo, às 10h e às 11h
Para conhecer o circo dos tempos modernos: o piso subterrâneo da Alfândega do Porto recebe um espetáculo imersivo que convoca luz, som e cor. Com assinatura do atelier OCUBO, O Fabuloso Circo de Natal foi pensado para toda a família. Através de projeções animadas, esta produção terá todos os ingredientes clássicos da tradição circense — acrobatas, palhaços, animais e ilusionistas. Durante os dois próximos fins de semana, haverá apenas duas sessões diárias: às 10h e às 11h. Os bilhetes variam entre os 6 e os 9 euros. Crianças até aos três anos não pagam. A atração fica até 10 de janeiro.
Grande Pequeno-Almoço
Fábrica da Musa, Lisboa. Domingo, das 9h às 12h
Para encher a barriga para o dia todo: os organizadores do evento prometem um pequeno-almoço que vale por almoço, lanche e jantar. Tudo isto com uma combinação improvável dentro da cozinha — chefs e jornalistas preparam a ementa e antecipam os repastos ditos pesados para a manhã de domingo. A casa não foi escolhida ao acaso. Não faltará a cerveja artesanal para regar o manjar.
Celebração do Diwali no Chutnify
Entregas em Lisboa através da UberEats, sábado e domingo
Para trazer um festival de luz aos dias cinzentos: o Diwali ou festival das luzes é uma das festividades mais importantes na Índia, simbolizando a vitória do bem sobre o mal. Em suma, a mensagem de que 2020 precisa. As ruas enchem-se de luzes (com velas ou pequenas lanternas), as casas são decoradas para trazer boa sorte e a atmosfera de celebração é acompanhada por música e dança. Por essa razão, durante este sábado e domingo, o restaurante indiano Chutnify convida os lisboetas a participar nesta tradição a partir de casa, através de um menu especial para duas pessoas (32,50 euros) com várias opções de tandoor e pratos de caril, que inclui entradas, dois pratos principais e duas sobremesas, disponível para entrega ao domicílio através da UberEats, mas também em serviço takeaway durante as duas manhãs.
“Paisagem Efémera – natural e rural”
Palco online do Gerador. Até domingo
Para conhecer Joane sem sair de casa: o Teatro da Didascália — companhia sediada em Joane, Vila Nova de Famalicão — apresenta a sua mais recente produção “Paisagem Efémera – natural e rural” em formato digital. Até domingo, o primeiro ato deste projeto é apresentado em estreia absoluta na sala online do Gerador. O espetáculo, filmado a 360 graus, explora a paisagem natural e rural de Joane e também a sua paisagem “interior”: as memórias, os segredos guardados entre paredes, os lugares sagrados e profanos. O custo dos bilhetes é de 3 euros para o público em geral e de 2 euros para os sócios do Gerador e a aquisição dos mesmos pode ser feita aqui. Com o bilhete vai poder assistir ao espetáculo as vezes que quiser, a qualquer hora, até domingo.
Asian Confort Food no Boa Bao
Entregas em Lisboa e no Porto através da UberEats
Para matar aquele desejo de comer com pauzinhos no sofá: com praticamente metade do país fechado em casa, este restaurante asiático reforçou, juntamente com a UberEats, o seu menu de conforto máximo, entregue à porta de casa. A partir de 20 euros, o novo Asian Confort Food do Boa Bao inclui entrada (Wonton Frito de Galinha e Camarão), prato principal (Caril Thai Massaman Frango ou Phuket Hokkien Mee) e bebida. O serviço está disponível em Lisboa e no Porto.
“Latim do Zero”
Livro de Frederico Lourenço
Para os autodidatas mais empenhados: o autor garante que este livro ensina a “construir as bases gramaticais necessárias à leitura e interpretação dos grandes textos da língua clássica”, mesmo a quem não tem quaisquer conhecimentos de latim. Ao longo de dois fins de semana, tempo não há-de faltar, basta que haja determinação em dedicar-se ao estudo, além de pensamento a longo prazo. O retomar das agendas sociais terá outro gosto no momento em que deixar amigos e familiares de queixo caído. “Latim do Zero” já chegou às livrarias, e encontra-o por 22 euros na Bertrand.
#Wontherwomen Sparkle Xmas
Até 16 de dezembro
Para ir adiantando as compras de Natal: dezoito pequenas marcas criadas por mulheres portuguesas juntaram-se este Natal para criar o #Wontherwomen Sparkle Xmas. Até 16 de dezembro, ao comprar numa destas marcas, estará a adquirir presentes sustentáveis e exclusivos e a apoiar pequenos negócios nacionais, como a Inusitado, Wonther, Imauve, 8950 e a Tea of Mine. As marcas oferecem ainda diferentes descontos em todos os produtos que vão desde a moda à cosmética.
Friends Kitchen
Holiday Inn, Rua Diogo Macedo, 220, Vila Nova de Gaia
Para provar comida caseira, mas vinda de fora: o restaurante do hotel Holiday Inn tem uma carta pensada exclusivamente para os novos dias de confinamento parcial. Da ementa constam iguarias bem portuguesas como o arroz de patos (6,5 euros), o polvo à lagareiro (13 euros) e lombo de porco assado recheado com castanhas (18 euros para quatro pessoas). No campeonato da comida mais saudável, a abóbora é o ingrediente estrela da estação, seja num hambúrguer também feito à base de grão, quer numa salada onde é acompanhada com quinoa. Além dos pratos quentes e prontos a comer, há opções congeladas para quem quiser acautelar os dias mais preenchidos. As encomendas (93 939 7671) podem ser feitas no próprio dia, seja para takeway ou entrega. Nesse caso, a taxa do serviço começa nos 3,50 euros.
Visita às Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos
Visita virtual
Para ver os painéis de Almada Negreiros sem sair do sofá: o Porto de Lisboa disponibilizou uma visita virtual ao interior das Gares Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos, que ficaram abertas ao público no verão de 2019. Uma oportunidade de conhecer os cantos a esta obra dos anos 40, projetada por Porfírio Pardal Monteiro, que inclui os belíssimos painéis desenhados por Almada Negreiros. A visita está online e, além de gratuita, é também guiada, com recurso a textos e orientações em áudio.
O cozido à portuguesa de José Avillez
Entregas em Lisboa. Sábado e domingo, entre as 12h e as 22h (encomendas até às 22h de sexta-feira)
Para honrar a tradição do almoço de domingo: não há medidas de restrição que impeçam o cozido do chef de chegar à mesa dos grandes apreciadores. Sem taxa de entrega em pedidos mínimos de duas doses, as encomendas devem ser feitas até às 22h desta sexta-feira através do telefone 21 583 0290. Quem preferir também pode levantar o seu cozido à portuguesa no restaurante Bairro do Avillez, até às 13h. Além de um serviço de entregas próprio, que chega a toda a grande Lisboa e a Cascais, a opção também está disponível na UberEats. O preço é de 25 euros por dose, com tudo a que um cozido tem direito.
Dionísio, uma adega virtual
Entregas em Lisboa através da UberEats
Para confinados desprevenidos: em março, o Seame juntou-se à UberEats e criou uma adega virtual, uma montra de produtores portugueses com muitos dos vinhos habitualmente disponíveis nos restaurantes do grupo. Agora, no final do ano, a plataforma Dionísio volta a ser útil, sobretudo em fins de semana de recolhimento obrigatório. Até porque toda a gente sabe que tipo de emergências costumam surgir dentro de quatro paredes. Os preços variam entre os sete e os 23 euros. Ao fim de semana, a plataforma funciona entre as 12h30 e as 22h30.