910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

GettyImages-1252578888
i

O avançado norueguês tem apenas 22 anos e assinou pelo Manchester City no fim da temporada passada

Getty Images

O avançado norueguês tem apenas 22 anos e assinou pelo Manchester City no fim da temporada passada

Getty Images

O coração de vaca, os óculos especiais, a água filtrada: a vida de Haaland, a contradição que continua a bater recordes

Tem uma câmara de crioterapia em casa, ingere mais de seis mil calorias por dia e come sempre lasanha antes dos jogos em casa. Os hábitos de Haaland, o fenómeno que só sabe bater recordes na Premier.

Ninguém sabia bem o que esperar quando Erling Haaland deixou o Borussia Dortmund para assinar pelo Manchester City. Já todos sabíamos que o avançado norueguês era uma máquina de fazer golos, é certo. Mas seria uma máquina de fazer golos na Premier League, com Pep Guardiola, a lutar pela Liga dos Campeões? As dúvidas eram manifestamente exageradas.

A cerca de um mês do fim da temporada, com a grande possibilidade de se sagrar campeão inglês, na final da Taça de Inglaterra e nas meias-finais da Champions, Haaland está a ter um ano de estreia de absoluto sonho no Manchester City. O jovem jogador já quebrou os principais registos de golos na Premier League, ultrapassando Salah, Andy Cole e Alan Shearer, e também já atingiu a fasquia dos 50 golos em todas as competições que até aqui pertencia apenas a Ronaldo, Messi e poucos mais.

Dono de um físico impressionante, entre a agilidade, a velocidade e o poderio que ostenta com 1,94 metros e 88 quilos, Haaland tem alguns segredos – desde a alimentação à forma como leva a vida, colocando sempre o corpo e o bem estar à frente de tudo o resto. Ainda assim, mantém hábitos de miúdo, entre a lasanha do pai e a PlayStation para relaxar, e não deixa de ser um adulto com cara de bebé que é um dos grandes fenómenos das últimas décadas do futebol internacional.

GettyImages-1487371579

O avançado quebrou o recorde de golos marcados numa única temporada da Premier League e recebeu uma guarda de honra improvisada por parte dos colegas de equipa

Manchester City FC via Getty Ima

Tudo começou no Molde, tudo explodiu em Salzburgo, tudo continuou em Dortmund. E ninguém sabe onde vai parar

Erling Haaland é uma contradição. Tem corpo de defesa central, mas é avançado; tem altura para ser lento, mas é rápido com bola e sem ela; tem 22 anos, mas uma experiência entre os centrais que faz parecer que anda por cá há muito tempo; tem 1,94 metros, mas uma cara de bebé que revela inocência sempre que sorri. “Parece que alguém estava a tentar desenhar um rapaz e o fez demasiado grande por acidente”, definiu recentemente um jornalista norueguês. E dificilmente existiria definição mais certeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O avançado do Manchester City está a ter uma temporada de estreia de sonho na Premier League, quebrando recordes atrás de recordes e estando agora muito perto de coroar tudo isso com a conquista da liga inglesa e continuar a perseguir a Liga dos Campeões. Haaland já se tornou o jogador a marcar mais golos numa única edição da Premier no atual formato (destronando Salah, recordista desde 2018), o jogador a marcar mais golos numa única edição da Premier de forma absoluta (destronando Andy Cole e Alan Shearer, recordistas desde 1994 e 1995) e pelo meio ultrapassou a fasquia dos 50 golos em todas as competições na mesma época, algo que só Messi, Ronaldo, Müller, Puskás e Pelé tinham alcançado.

É oficial: Manchester City anuncia acordo com o Borussia Dortmund por Haaland

Com 51 golos ao longo de toda a temporada, sendo que 35 aconteceram na Premier League e 12 na Liga dos Campeões, onde também é o atual melhor marcador, o jovem avançado só tem um registo interno por quebrar – e um registo que, pelo menos este ano, não irá quebrar. De forma histórica, no formato pré-Premier League e enquanto a liga inglesa era simplesmente a First Division, o melhor marcador de sempre é ainda Dixie Dean, que em 1927/28 apontou uns estrondosos 60 golos pelo Everton.

"Parece que alguém estava a tentar desenhar um rapaz e o fez demasiado grande por acidente", definiu recentemente um jornalista norueguês. E dificilmente existiria definição mais certeira.

Mas Haaland é muito mais do que números. Aliás, Haaland quer ser muito mais do que números. Deu nas vistas no RB Salzburgo, no final de 2019: marcou 11 golos nas primeiras sete jornadas do campeonato austríaco, marcou em cinco dos seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões e tornou-se o mais novo de sempre a assinar um hat-trick antes do intervalo na principal competição europeia, sendo apenas o terceiro adolescente da história a alcançá-lo, pisando as pegadas de nomes históricos como Raúl e Rooney. Fatores que, ainda nos últimos dias de 2019 e nos primeiros dias do mercado de inverno, levaram o Borussia Dortmund a dar 20 milhões de euros para o contratar.

A temporada que estava a realizar poderia tê-lo catapultado desde logo para voos mais altos – sendo que a imprensa inglesa chegou mesmo a escrever que Haaland estava num avião a caminho de Manchester para assinar pelo United, que no verão tinha perdido Lukaku para o Inter e falhado a contratação de Mandzukic. Apesar de Juventus e RB Leipzig também terem manifestado interesse, o encaixe com o Manchester United parecia perfeito: o avançado iria reencontrar Solskjaer, o treinador que anos antes o tinha lançado no Molde e que já o conhecia, e a dupla norueguesa poderia tornar-se letal em Old Trafford.

Mino Raiola, o agente que estava a conquistar cada vez mais espaço e influência na cena europeia, foi o ponto-chave para desbloquear a preferência do avançado pela Alemanha em detrimento de Inglaterra – até porque as relações entre Raiola e a cúpula do Manchester United, devido às sequenciais novelas protagonizadas por um Paul Pogba que o agente tinha colocado na Premier, não eram as melhores. “Foi o Borussia que falou mais com ele. Toda a gente teve a oportunidade de falar pessoalmente com ele, deixámos que isso acontecesse. Claramente, ele sentiu que neste momento não era o passo certo na carreira dele. Não há nada contra o Manchester United”, garantiu na altura Mino Raiola, cuja comissão levou o valor da transferência até aos 100 milhões de euros.

GettyImages-1319456980

Haaland assinou pelo Borussia Dortmund no fim de 2019 e passou três temporadas na Bundesliga, conquistando uma Taça da Alemanha

Getty Images

Haaland passou três anos na Bundesliga, marcando 86 golos ao longo de 89 jogos e conquistando uma Taça da Alemanha. Há cerca de um ano, sem grandes novelas, com o mercado de verão ainda fechado e muito por decidir nos principais campeonatos europeus, o Manchester City fez xeque-mate e anunciou que já tinha um princípio de acordo para contratar o avançado norueguês.

Erling Haaland, o “menino-homem” que é o próximo Ibrahimovic, quer ser campeão no Leeds e se tornou a estrela do mercado de inverno

“O Manchester City pode confirmar que chegou a um acordo de princípio com o Borussia Dortmund para a transferência do avançado Erling Haaland no dia 1 de julho de 2022. A transferência permanece sujeita à finalização dos termos pessoais com o jogador”, anunciaram os ingleses, abrindo a porta a intermináveis discussões sobre a existência de um ‘9’ puro numa equipa de Pep Guardiola. Discussões que, como já se percebeu, não tinham qualquer tipo de fundamento.

O coração de vaca, os óculos especiais e os batidos de espinafres: nada é deixado ao acaso

O facto de Erling Haaland ser a tal contradição, de ter um corpo pouco uniforme e de correr de forma algo atabalhoada, engrossa ainda mais a admiração generalizada que o avançado norueguês provoca nos dias que correm. Uns dizem que é um robô, os mais simpáticos sublinham os movimentos quasi artes marciais, os mais cruéis chamam-lhe freak. Mas a verdade é que nada na forma física de Haaland é ao acaso.

Haaland passou três anos na Bundesliga, marcando 86 golos ao longo de 89 jogos e conquistando uma Taça da Alemanha. Há cerca de um ano, sem grandes novelas, com o mercado de verão ainda fechado e muito por decidir nos principais campeonatos europeus, o Manchester City fez xeque-mate e anunciou que já tinha um princípio de acordo para contratar o avançado norueguês.

Desde que o avançado deixou o Borussia Dortmund e assinou pelo Manchester City que os “segredos” de Haaland, os detalhes com que orienta as próprias rotinas e as particularidades que assume no dia a dia, têm sido notícia na comunicação social inglesa. E o principal interesse, de forma natural, tem recaído na atípica alimentação do jovem norueguês.

“Preocupo-me muito com o meu corpo, em tomar conta do meu corpo. Acho que comer comida de qualidade, comida que seja o mais local possível, é a coisa mais importante. As pessoas dizem que a carne é má, mas de que carne é que estão a falar? A carne que comem no McDonald’s? Ou a carne das vacas locais, que comem a relva e são alimentadas aqui mesmo? Como o coração e o fígado”, revelou Haaland no documentário “Haaland — The Big Decision”, acrescentando que segue uma dieta em que consome cerca de seis mil calorias diárias.

Come coração e fígado de vaca, apanha sol de manhã, filtra água e almoça como Ronaldo: os segredos da ascensão de Haaland

O avançado explicou ainda que filtra a própria água e sublinhou a importância da luz solar. “A primeira coisa que faço de manhã é tentar apanhar um bocadinho de sol na cara. É bom para o ritmo circadiano. Também comecei a filtrar um bocadinho a minha própria água, acho que isso traz muitos benefícios para o meu corpo”, acrescentou. Mais recentemente, Haaland partilhou fotografias onde surge com garrafas de leite e a juntou a legenda “a minha poção mágica”, revelando depois que bebe batidos de espinafres e couve kale quase diariamente.

GettyImages-1192958025

O pai do avançado, Alf-Inge Haaland, também foi jogador de futebol e representou o Nottingham Forest, o Leeds e o Manchester City em Inglaterra

Borussia Dortmund/Getty Images

Ainda assim, e apesar da alimentação metódica e pensada, as superstições do jogador do Manchester City não mudaram: antes de todos os jogos em casa, desde o Molde ao City e passando pelo RB Salzburgo e pelo Dortmund, Haaland janta a lasanha feita pelo pai, o antigo médio Alf-Inge Haaland. “Temos de fazer com que o pai dele venha cozinhar para todos nós, se é esse o segredo dos golos. Vou convencer o presidente a trazê-lo para cá. Mas não acho que exista apenas um segredo”, chegou a brincar Pep Guardiola, recentemente, quando questionado sobre o hábito do norueguês.

Mas a obsessão de Haaland com a forma física e o cuidado com o corpo vai para além da alimentação. Em outubro, o jovem avançado gastou 50 mil libras para ter uma câmara de crioterapia em casa –uma prática que ficou conhecida essencialmente através de Cristiano Ronaldo, que também realiza este tipo de tratamentos que chega aos 200 graus negativos e que ajuda a tratar e reabilitar pele, músculos e tendões.

Haaland voltou mais de um mês antes do previsto mas o milagre tem nome: John Haddad, o fisioterapeuta dos lutadores do MMA

O norueguês costuma fazer banhos de gelo e à noite tem como hábito usar uns óculos especiais que bloqueiam a luz azul emitida pelos ecrãs das televisões, dos computadores ou dos telemóveis, para além de nunca se deitar para lá das 22h. “Vejo tudo isto como a chave para melhorar a minha performance, nem que seja uma pequena percentagem. Estas pequenas coisas importam muito na luta para ser melhor de dia para dia. Cada dia é uma nova oportunidade para me tornar ainda melhor. É uma questão de mentalidade, basicamente. Espero conseguir manter-me concentrado e espero que ainda não tenhamos visto a melhor versão do Erling Haaland”, considerou o avançado numa entrevista recente a um jornal da Noruega.

"As pessoas dizem que a carne é má, mas de que carne é que estão a falar? A carne que comem no McDonald's? Ou a carne das vacas locais, que comem a relva e são alimentadas aqui mesmo? Como o coração e o fígado."
Erling Haaland

Rotinas à parte, a verdade é que o jovem jogador também ganha muito ao manter-se algo alheado de tudo aquilo que está a conquistar — mesmo que o “tudo aquilo que está a conquistar” seja bater recordes de décadas na Premier League na temporada de estreia em Inglaterra. “Foi uma noite especial. Um momento especial. Estou muito feliz e orgulhoso, o que é que posso dizer mais? Claro que sabia do recorde. Até tinha falado com o Jack [Grealish] antes do jogo, ele disse que queria fazer a assistência para o golo do recorde e fez mesmo. Sinto-me muito grato pela guarda de honra, sinto-me muito afortunado. Mas amanhã vou acordar e pensar nos três pontos que temos de conquistar contra o Leeds. Não posso continuar a pensar nestes recordes, senão enlouqueço. Vou para casa, vou jogar PlayStation, comer alguma coisa e dormir”, desabafou depois da partida contra o West Ham em que quebrou o recorde de Andy Cole e Alan Shearer.

Haaland é o adulto que quebra recordes, que tem câmaras de crioterapia em casa e que pode acabar a temporada com uma Premier League e uma Liga dos Campeões no bolso. Mas também é o miúdo que continua a ter cara de bebé, que só quer ir para casa jogar e que continua a ter o sonho de ser campeão inglês pelo Leeds porque foi a cidade onde nasceu e o clube pelo qual sempre torceu. Pelo meio, na sempre presente contradição, existe um dos mais impressionantes avançados que o futebol já viu. Resta saber durante quanto tempo o coração de vaca, os batidos de espinafres e os banhos de gelo vão suportar o enorme desgaste físico de um jogador que parece nunca estar cansado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.