Foi em outubro, há quase dois meses, que o pior receio dos adeptos do Borussia Dortmund ficou confirmado: Erling Haaland estava novamente lesionado, desta feita com um problema na zona da anca, e dificilmente voltaria aos relvados até ao final do ano. O avançado norueguês falhou os 10 jogos seguintes, incluindo a partida decisiva contra o Sporting que deixou os alemães de fora da Liga dos Campeões, e todos esperavam que só voltasse mesmo em 2022 — até ao passado sábado.

Haaland não só apareceu na convocatória do Borussia Dortmund para o jogo contra o Wolfsburgo — mais de um mês antes do expectável — como entrou a cerca de 20 minutos do fim para ainda fazer um golo e fechar a vitória da equipa de Marco Rose. O avançado está apto, tem treinado com o grupo e prepara-se para regressar à titularidade no fim de semana e logo num Der Klassiker contra o Bayern Munique que pode valer a liderança isolada da Bundesliga. A recuperação extraordinariamente rápida de Haaland, contudo, não é um milagre. É uma consequência das escolhas do jogador.

Haaland tem lesão na anca e pode falhar jogo com o Sporting para a Liga dos Campeões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

John Haddad, fisioterapeuta e biomecânico natural do Líbano, tem sido o braço direito do jogador de 21 anos. O especialista, que é também o terapeuta de vários lutadores de MMA, começou a trabalhar com Haaland na clínica que tem em Marbella mas depressa decidiu mudar-se para Dortmund para fazer sessões diárias de oito horas com o norueguês. Em contacto próximo com Thomas Zetzmann, o fisioterapeuta do clube alemão, Haddad utiliza a tecnologia para desenvolver planos de recuperação específicos para cada atleta e detetar qualquer tipo de fragilidade ou que possa existir na hora de correr, sprintar ou realizar algum tipo de esforço adicional.

Encontrado o problema, o especialista encontra a melhor maneira de o corrigir, otimizando o rendimento do jogador, e nunca esquece um pormenor que acaba por ser talvez o mais importante: previne eventuais recaídas, recomendando sempre um regresso faseado e cauteloso à competição. Com Haaland, contudo, a perseverança do próprio atleta ajudou o método de John Haddad.

“Nunca trabalhei com um atleta tão trabalhador e dedicado na minha vida. Foi uma verdadeira honra para mim”, explicou o fisioterapeuta em entrevista à Sport1, onde detalhou um processo de recuperação que surpreendeu até Alf-Inge Haaland, o pai do avançado que havia dito que o jogador só estaria apto depois do Natal.