1229,5kWh poupados 1229,5 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O teleponto, o regresso do "Luís" e os amigos influentes. A onda de apoio ao herói do mar Gouveia e Melo em Alcântara

Antigo mago da comunicação de Sócrates preparou tudo ao milímetro para a apresentação de Gouveia e Melo. Notáveis de vários partidos presentes. "Parece o Obama", comentou-se perante o aparato.

A simbologia estava toda lá: a âncora, os retratos lendários de uma nação virada para o mar contada por Almada Negreiros, da Nau Catrineta a Fuas Roupinho, militar. A sala quase rebentava pelas costuras para receber não um político, mas uma espécie de herói do mar, num espetáculo curto e eficaz. O discurso durou 16 minutos e só foi tanto porque houve pausas para aplausos. O almirante Gouveia e Melo queria apresentar-se ao país como candidato presidencial, mas tem uma notoriedade que dispensa apresentações e discursos rococós. Ou, em palavras prévias do próprio, “discursos elaborados, repletos de fórmulas gastas e banalidades cínicas”.

Eram às dezenas os membros do staff, desde simples arrumadores de pessoas até assessores experientes. Um deles “o Luís”. Luís Bernardo, o interlocutor invisível do primeiro-ministro José Sócrates antes do anúncio da bancarrota. Agora, as funções não foram muito diferentes. Luís Bernardo ficou, mais uma vez, na sombra, atrás de toda a plateia e das câmaras a controlar o teleponto, que Gouveia e Melo — amante das tecnologias — utilizou para ler o discurso. Na equipa estavam vários outros assessores experientes, que trataram da comunicação de políticos do PS ou até mesmo do Bloco de Esquerda.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Também não faltaram figuras do mundo empresarial e dos media. Mário Ferreira, maior acionista da Media Capital (dona da TVI), não deixou de dizer “presente” no apoio ao amigo Henrique. Sentou-se na segunda fila e fez-se acompanhar da mulher, Paula Paz Dias, recentemente nomeada administradora do Estado (não remunerada) na Fundação Serralves.

Na sala não foi massiva a presença de políticos dos três maiores partidos (PS, PSD e Chega), mas havia alguns militantes ou ex-militantes históricos. Desses, muitos estão ou estiveram zangados (com Mendes ou com o PSD) e agora apoiam firmemente o almirante.

O presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, que se desvinculou do PSD em conflito com Marques Mendes teve honras de fila da frente, tal como a sua adjunta, Irina Costa. O antigo presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara, hoje mais afastado das hostes sociais-democratas, estava mesmo ao lado.

O antigo ministro de Durão Barroso, António Martins da Cruz, que horas depois estava na televisão a falar como apoiante de Gouveia e Melo, também teve honras de primeira fila. Outros ex-ministros estiveram presentes, embora mais atrás, como foi o caso de Rui Gomes da Silva (hoje próximo de André Ventura e, por consequência, do Chega) ou Henrique Chaves, cuja demissão foi o harakiri do curto Governo Santana, do qual Gomes da Silva também não ficou isento de culpas.

Igualmente na primeira fila estiveram o ainda presidente da câmara municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o antigo ministro do PSD e vice-presidente da AR, Fernando Negrão. Na fila atrás de ambos estava uma das muitas figuras da área da Saúde que marcaram presença: o antigo diretor-geral de saúde, Francisco George. Mesmo ao lado direito do almirante esteve António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e um dos rioistas mais convictos, enquanto o antigo autarca foi líder do PSD.

Embora mais descaído para uma das pontas, mas também nas filas da frente, sentou-se um antigo ministro do PSD, Ângelo Correia — que tem sido dos mais vocais apoiantes de Gouveia e Melo na área da social-democracia. Porém, também há muito zangado com sucessivas lideranças do PSD.

E por falar em zangados ou não alinhados com a atual direção centrista, dois ex-líderes do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos e José Ribeiro e Castro, sentados também nas primeiras filas. Recorde-se que o CDS também reuniu o Conselho Nacional esta quinta-feira à noite, tal como o PSD, mas não declarou apoio a Marques Mendes e (ainda) sonha com Paulo Portas. Mesmo que Portas avance nunca terá o apoio destes dois ex-líderes anti-portismo.

Mais discreto ou envergonhado estava, para o fundo da sala, o antigo deputado do PS, Diogo Leão. Na sala, estava também pelo menos um ainda deputado do PS, Miguel Iglésias.

Estiveram ainda presentes outras figuras como, por exemplo, o constitucionalista Paulo Otero ou o histórico secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, Alberto Laplaine Guimarães. A antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, também apareceu.

Houve muitos políticos, mas também muita gente da sociedade civil e anónimos. Novos e velhos. A sala estava tão cheia e tão quente que a organização preveniu-se com ventoinhas gigantes nas laterais. Pelas cadeiras havia bandeiras ora de Portugal, ora a pedir Gouveia e Melo a presidente. O nome do almirante e o lema, “Unir Portugal”, destacavam-se sobre azul. Evidentemente, marinho.

[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 2.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui.]

Antes de o almirante chegar (esteve pouco mais de 40 minutos na sala), houve música e o ambiente foi de pré-espectáculo. Sem grande critério foram passando temas desde o 125 Azul, dos Trovante, ao Os Verdes Anos, de Carlos Paredes. Já a entrada do almirante foi feita com uma música triunfalista e epopeica — que o Shazam do Observador não conseguiu identificar — e com palavras elogiosas da speaker de serviço. Bem ao estilo de qualquer comício político-partidário. Antes da intervenção, ainda passou um vídeo biográfico do candidato desde criança até à sua última função como Chefe do Estado-Maior da Armada.

Depois do discurso — que pode recordar aqui nas entrelinhas — Gouveia e Melo saiu, mas a confusão foi grande porque muitos apoiantes queriam felicitá-lo. Rodeado de seguranças, os jornalistas (principalmente repórteres de imagem e fotojornalistas) tiveram dificuldade em chegar ao almirante sem uma sequência de empurrões, tal não foi aparato. No fim do evento, um deles lamentava: “Mas que é isto? Dez seguranças? É o Obama ou quê?

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.